Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    5G é tecnologia de base para todas as outras melhorarem, diz especialista

    Arthur Igreja, especialista em tecnologia, define leilão do 5G como "histórico" pelas possibilidades de novos negócios em economia digital que proporcionará ao Brasil

    Produzido por Layane Serranoda CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    O leilão do 5G, que acontece nesta quinta-feira (4), deve impulsionar o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias, avalia Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e segurança digital.

    Em entrevista à CNN, ele explicou que o impacto da nova tecnologia será “gigantesco” para o Brasil, já que mais de 60 países têm 5G ativo. Para o especialista, a implementação do 5G possibilitará a criação de novos negócios, a exemplo da revolução das plataformas de vídeo no início dos anos 2000, após o surgimento da banda larga.

    “O 5G tem uma latência muito baixa, que é a demora para que o sinal vá de um lado ao outro, e uma velocidade que pode ser até 100 vezes maior”, disse Igreja. “Não é simplesmente um detalhe técnico. Estamos falando do surgimento da nova geração de negócios digitais, o que é imprescindível especialmente quando o assunto é inserção do Brasil na economia digital.”

    Para ele, o edital do 5G tem importância histórica, pois haverá “um antes e um depois” com a implementação da tecnologia.

    Igreja avaliou que o uso do 5G pelos consumidores não deve demorar, afinal, também é interesse das empresas participantes do leilão distribuir a nova rede o quanto antes.

    “Elas querem colocar tudo isso para funcionar o mais rápido possível para poder terem receita. Estamos falando de aplicação de cidades inteligentes, por exemplo”, disse.

    “[Com o 5G] se consegue fazer uso da inteligência artificial e de tanta tecnologia que está disponível e não serve apenas para redes sociais — serve para melhorar nossa vida em vários âmbitos, mas para tudo isso, precisa ter cobertura. É fundamental ter essa tecnologia de base para que todas as outras sejam efetivamente utilizadas por pessoas e empresas.”

    Mais Recentes da CNN