Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira recomendada: veja as ações mais indicadas para julho

    Vale foi a companhia mais recomendada entre 10 bancos e corretoras

    Weg ficou em segundo lugar entre as mais indicadas, com seis recomendações. Em terceiro ficou a Petrobras, com cinco sugestões
    Weg ficou em segundo lugar entre as mais indicadas, com seis recomendações. Em terceiro ficou a Petrobras, com cinco sugestões 28/10/2021REUTERS/Amanda Perobelli

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Para os investidores que pretendem alterar suas carteiras ou retomar posições nas ações negociadas na B3 em julho, especialistas entrevistados pelo CNN Brasil Business afirmaram que o mercado deve ficar atento às commodities e a desaceleração na economia global.

    O provável afrouxamento das políticas de zero-Covid na China pode trazer melhoras para países emergentes, como o Brasil, já que o país asiático é um grande consumidor de commodities, declara Bruno Madruga, sócio e head de renda variável da Monte Bravo Investimentos.

    “Dessa forma, o investidor precisa ficar atento as possíveis oscilações dos preços das matérias-primas, principalmente o minério de ferro e o petróleo”. As commodities tem um peso de aproximadamente 39% no Ibovespa.

    Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, destacou também que os investidores devem ter no radar os dados de inflação tanto do Brasil quanto do exterior.

    A próxima reunião do Copom (Comitê de Políticas Monetárias) está marcado para 2 e 3 de agosto. E s expectativa de Chinchila é que a Europa comece seu início de alta em 21 de julho, de 0,25%.

    “Dessa forma, os investidores precisam ficar de olho na desaceleração das economias globais, pois, os agentes [de mercado] falam de uma possível recessão [econômica] no futuro”.

    Assim, a cautela é uma coisa que continuaremos vendo por parte dos investidores em julho, e eles devem buscar uma alocação de médio a longo prazo, destacou Chinchila.

    Para o analista, ainda a volatilidade deve ser mais um fator presente na bolsa brasileira porque “estamos cada vez mais perto das eleições”.

    Carteira recomendada

    As ações da mineradora Vale foram as mais sugeridas para este mês.

    A Weg ficou em segundo lugar entre as mais indicadas, com seis recomendações. Em terceiro ficou a Petrobras, com cinco sugestões.

    Para a seleção, foram consideradas as indicações de 10 bancos e corretoras: Órama, XP, Genial, CM Capital, Toro, Warren, Ativa, Ágora, Terra e ModalMais.

    Saiba o que os analistas dizem sobre os papéis mais recomendados para julho:

    Vale

    Ação: VALE3

    Comentário: CM Capital

    A Vale é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país. É uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro de pelotas e de níquel.

    A Vale sofreu com a forte queda da cotação do minério de ferro no último mês e cedeu mais de 8% em junho. Porém, a empresa continua sendo negociada com múltiplos interessantes e com bom histórico de dividendos (projeção de mais de 10% para 2022 e 2023).

    Weg

    Ação: WEGE3

    Comentário: Terra Investimentos

    A companhia tem historicamente mostrado uma gestão eficiente de seus lucros, mesmo diante de cenários desafiadores como o 1º trimestre. Tivemos uma alta crescente da inflação e taxa de juros, o que influencia diretamente nos custos de sua matéria-prima, porém, a empresa conseguiu apresentar resultados positivos.

    Para esse mês, recomendamos compra no ativo, pois, com o recente anúncio de China a um pacote bilionário para retomada da economia, após o período de quase 2 meses de lockdown devido sua política de Covid-zero, o setor de industrial acaba sendo beneficiado e o Brasil, por ser um grande parceiro comercial de Pequim, se destaca.

    Além disso, a empresa apresenta mais de 50% de sua receita atrelada às vendas no exterior e com a recente alta do dólar, a Weg tem forte potencial de valorização para julho.

    Petrobras

    Ação: PETR4

    Comentário: Ativa Investimentos

    Nossas curvas apontam que é possível que, já em 2023, olhando de forma global, a gente tenha uma demanda superior à oferta em alguns momentos, seja por questões de parada programada, seja pela perenidade da demanda.

    Hoje, discutimos muito essa questão da inflação e as ações que os bancos centrais vão ter que fazer para estancar isso, mas possivelmente tem algumas ações mitigadoras disso, ou no caso da China, ações de expansão que não estão nessa conta, então a gente segue com uma cena bem construtiva para o setor de óleo e gás.

    Quando a gente olha para Petrobras, com 70% do seu mix sendo composto por óleo do pré-sal que tem uma aceitação internacional grande, vemos que hoje essa matriz risco-retorno é muito mais favorável em prol da companhia.

    Evidente que os riscos de governança existem e já estão muito refletidos no papel, mas, quando a gente olha a dinâmica setorial, a geração de caixa por parte da companhia e valuation, comparamos ela com par na América Latina, na China, na Rússia, e seguimos vendo um nível de desconto muito grande que faz a gente seguir recomendando o papel.

    PetroRio

    Ação: PRIO3

    Comentário: Terra Investimentos

    A PetroRio é uma das principais empresas do país no setor de petróleo, gás e biocombustível, com destaque para a sua atuação como produtora de petróleo. Com atividades desde o ano de 2008, a PetroRio tem atuação em três bacias espalhadas pelo litoral do Sudeste mais o estado da Bahia.

    Além disso, a empresa também trabalha com a recuperação e modernização de ativos do segmento. A PetroRio cresceu forte nos últimos anos, com bom histórico de criação de valor impulsionado por uma série de aquisições nos últimos oito anos que lhe deram o controle de vários ativos importantes, maximizando a produção de sua base de ativos e com uma redução acentuada nos custos.

    Os potenciais de curto prazo estão nos preços altos do petróleo e na produção dos novos poços nas áreas de Polvo e Frade.

     

    Mais Recentes da CNN