Entenda por que as ações da Petrobras subiram nesta segunda-feira (1º)

A alta nas ações da Petrobras reforça que o mercado gostou dos acontecimentos desta segunda-feira (1º)

Do CNN Brasil Business*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, começou novembro no positivo, após uma sequência de quatro meses em queda. O índice teve alta de 1,98%, liderado pelas ações da Petrobras, que tiveram uma alta de quase 4%.

Segundo o diretor da CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, a alta aconteceu por dois motivos.

O primeiro foi devido à fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre um novo reajuste da estatal daqui 20 dias, o que animou os investidores, porque isso significa mais receita para a Petrobras.

“A Petrobras anuncia, isso eu sei extraoficialmente, novo reajuste em 20 dias”, disse Bolsonaro. “Isso não pode acontecer. A gente não aguenta, porque o preço do combustível está atrelado à inflação”, disse o presidente.

Mais tarde, a própria empresa disse que não antecipa aumentos de preço, o que é bom para o acionista porque demonstra independência da companhia.

Em comunicado ao mercado, a petroleira frisou que “não antecipa decisões de reajuste” e “que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado”.

Procurada, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou à CNN, em nota, que “acompanha e analisa informações e movimentações no âmbito do mercado de capitais brasileiro, tomando medidas cabíveis, sempre que necessário”. “A Autarquia não comenta casos específicos”, acrescentou.

*Publicado por Thâmara Kaoru

Mais Recentes da CNN