Hyundai e Kia pedem que 500 mil carros não estacionem em locais fechados

Defeito pode fazer com que os veículos peguem fogo espontaneamente mesmo quando não estiverem funcionando

No total, a Hyundai está fazendo o recall de 357.830 veículos, enquanto a Kia está fazendo o recall de 126.747
No total, a Hyundai está fazendo o recall de 357.830 veículos, enquanto a Kia está fazendo o recall de 126.747 SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images

Peter Valdes-Dapenado CNN Business

Ouvir notícia

Hyundai e Kia estão dizendo aos proprietários de quase 500 mil carros e SUVs nos Estados Unidos para estacionar do lado de fora e longe de prédios.

Isso está acontecendo devido a um possível defeito que pode fazer com que os veículos peguem fogo espontaneamente mesmo quando não estiverem funcionando.

O problema é que, devido a “contaminantes estranhos”, o módulo de controle do computador de freio antitravamento pode causar curto-circuito e possivelmente iniciar um incêndio no compartimento do motor.

A Hyundai fez um recall para os SUVs Santa Fe 2016-2018, SUVs Santa Fe Sport 2017-2018, modelos Santa Fe XL 2019 e SUVs Tucson 2014-2015.

A Kia está fazendo o recall dos sedãs K900 2016-2018 e dos SUVs Sportage 2014-2016.

No total, a Hyundai está fazendo o recall de 357.830 veículos, enquanto a Kia está fazendo o recall de 126.747.

Os revendedores inspecionarão o módulo de controle de frenagem antibloqueio dos veículos, um pequeno sistema de computador que controla o sistema de frenagem antibloqueio de emergência do veículo, e pode substituí-lo por um novo.

Os revendedores também substituirão um fusível que controla a corrente elétrica para a unidade de controle de frenagem antibloqueio sem nenhum custo para os proprietários.

O novo fusível reduzirá a quantidade de energia que entra no módulo.

As montadoras sul-coreanas Hyundai e Kia estão intimamente relacionadas.

A Hyundai Motor Group, empresa-mãe da Hyundai, detém o controle acionário da Kia, e as duas empresas compartilham muita engenharia em seus vários modelos. Nos Estados Unidos, no entanto, eles operam como duas empresas totalmente separadas.

Em documentos arquivados na Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, a Kia disse estar ciente de três veículos que pegaram fogo.

As empresas também disseram que os proprietários podem continuar dirigindo os veículos com segurança, mas devem ser estacionados longe de quaisquer edifícios ou estruturas.

Os proprietários de Kia que pensam que seu veículo pode estar envolvido podem entrar em contato com um revendedor Kia ou com o departamento de atendimento ao cliente da empresa.

Os proprietários também podem verificar o site de segurança automotiva da NHTSA.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN