Mais de 60% dos brasileiros querem ter carro elétrico, diz pesquisa

Segundo a ABVE, em janeiro houve o emplacamento de cerca de 2.5 mil carros movidos a eletricidade no país, alta 93% sobre um ano antes

Ponto de recarga para carros elétricos
Ponto de recarga para carros elétricos Pexels

Aluisio Alvesda Reuters

da Reuters

Ouvir notícia

Quase dois em cada três brasileiros pretendem comprar um carro elétrico no futuro, segundo pesquisa encomendada pelo Itaú Unibanco e divulgada nesta sexta-feira (18).

Segundo o levantamento feito com mais de 100 mil clientes em janeiro, 62% deles mostraram interesse em comprar um veículo eletrificado. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) citados pelo banco, em janeiro houve o emplacamento de cerca de 2.5 mil carros movidos a eletricidade no país, alta 93% sobre um ano antes. Atualmente, a frota de carros e comerciais leves elétricos no país é de quase 80 mil veículos.

Apesar do alto custo, mais de 150 mil reais, os carros elétricos e híbridos continuaram ganhando espaço em janeiro, segundo os dados da associação de montadoras Anfavea divulgados neste mês.

Os modelos elétricos registraram vendas de 368 unidades em janeiro e os híbridos 2.190 ante emplacamentos de 140 e 1.181 unidades um ano antes. Já as vendas dos veículos flex recuaram de 138,3 mil para 94,9 mil.

A participação dos modelos elétricos e híbridos no total das vendas de novos em janeiro foi de 2,2% ante 1,8% no total de 2021 e 1% em 2020, segundo os dados da Anfavea.

Em relação aos veículos a combustão, cerca de 79% dos que responderam à pesquisa do Itaú, feita pelo marketplace iCarros, disseram que planejam comprar um veículo usado.

Mais Recentes da CNN