Mercado de franchising mantém crescimento durante a pandemia

Procura de jovens que desejam empreender em franquias é maior do que a dos últimos anos. Nesta quinta-feira, começa uma feira de franchising no Rio de Janeiro

Empreendedor avalia plano de negócio: crise abre oportunidade para criação de novos negócios
Empreendedor avalia plano de negócio: crise abre oportunidade para criação de novos negócios Foto: Campaign Creators/Unsplash

Camille CoutoThayana Araújoda CNN

no Rio de Janeiro

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O mercado de franchising mostrou resiliência na pandemia e já apresenta perspectivas melhores, conforme apontam os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No acumulado dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com um avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões – próximo aos R$ 182,657 bilhões registrados no mesmo período em 2019. O setor também totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro deste ano.

Segundo a ABF, o movimento está ligado à gradual retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo.

O segmento com maior variação no 3º trimestre foi o de Turismo e Hotelaria, com uma recuperação de 53,1%. A retomada das viagens é o principal impulsionador, devido à grande demanda reprimida e às mudanças consideráveis caracterizadas pela instabilidade causadas pelas restrições impostas pela pandemia no ano passado.

Em seguida, vêm Casa e Construção; e Saúde, Beleza e Bem-Estar com crescimentos de 10,8% e 9,1% respectivamente, sendo que, nos últimos 12 meses, no período de outubro de 2020 a setembro de 2021, Casa e Construção acumula uma variação positiva de 26,2%.

A alimentação fora de casa – Food Service – que teve um papel significativo com delivery, apresentou um aumento de 7,9% e Moda 7,25%, também no 3º trimestre. Ambos os segmentos se beneficiaram do aumento do movimento nos shoppings e da retomada do convívio social.

O presidente da ABF, André Friedheim, atribui a evolução dos faturamentos à retomada econômica, com o avanço da vacinação e o fim das restrições. De outro lado, investidores e profissionais vêm buscando opções de investimento e ocupação.

“O setor gerou mais de 120 mil postos de trabalho diretos, mostrando a importância das franquias nesta área, principalmente para jovens. Com acesso mais fácil a crédito, menos burocracia e um sistema tributário mais equilibrado, estou seguro de que o setor poderia gerar ainda mais vagas, tendo um peso ainda maior na retomada da economia”, ressalta, Friedheim.

Diferente de alguns anos atrás, o setor está percebendo o interesse inédito de jovens para empreender. O presidente da ABF Rio, Beto Filho, explica que, além do fato desta geração estar mais aberta ao empreendedorismo como opção de carreira, indicadores apontam, inclusive, uma maior dificuldade de colocação no mercado de trabalho. A procura de pessoas abaixo dos 30 anos está em quase todo o mercado de franchising.

“Nos últimos anos, surgiram muitas franquias digitais, no mercado geek, de entretenimento e até em alimentação, com lanchonetes temáticas e/ou parcerias com personagens famosos, que têm um fit grande com este público”, destacou.

Expo Franchising ABF retoma salão de negócios

Para marcar o retorno presencial com ênfase ao salão de negócios, o Rio de Janeiro recebe a Expo Franchising ABF, a partir desta quinta-feira (11) até o dia 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro da cidade.

Cerca de 200 marcas irão propor oportunidades para empreendedores com investimento inicial que varia de R$ 4 mil a um pouco mais de R$ 2 milhões. A expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 22 mil visitantes.

Entre as marcas estreantes nesta edição estão Love Gifts, My Cookies, Prudential do Brasil, Le BonTon, Clínica da Cidade, Limpeza com Zelo, Mané, entre outras. Franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Maple Bear, Spoleto, Espetto Carioca e Yes! Curso de Idiomas.

Fundada em 2016, em Campo Grande (MS), a marca de biscoitos no modelo americano, MyCookies, se reestruturou e obteve resultado durante a pandemia.

Nesse período, saltou de 25 para 70 unidades em nove estados, aperfeiçoou as embalagens, renovou a logística para delivery, investiu no lançamento de produtos exclusivos e inaugurou nova fábrica com maior capacidade produtiva para acompanhar o ritmo das aberturas.

A CEO e fundadora, Natalie Pavan, acredita que o momento é propicio para dar continuidade da expansão da marca, que começou com a venda de biscoitos de receita própria em portas das escolas.

“Apostamos muito no delivery e deu certo. Colocamos o cardápio inteiro disponível para entrega. Criamos ações de vendas e embalagens especiais para que os cookies chegassem quentinhos, sem perder a textura e sempre preparados com muito carinho e amor”.

Além disso, a empreendedora destaca a aposta mercado fluminense. O Rio de Janeiro é fundamental no nosso projeto de expansão, pois é um estado onde ainda não entramos e vemos como muito promissor, em especial, a capital. Nesse sentido, a Expo Franchising ABF Rio será uma ótima oportunidade para a geração de negócios e parcerias locais”, comenta Natalie.

Já a CVC, uma das maiores operadoras de viagens do país, presente em mais de 600 municípios, com mais de 1.200 lojas, vai aproveitar a oportunidade para apresentar sua nova marca, no formato digital e sustentável, que vem acompanhada de um novo conceito de lojas. Quem visitar o estande durante a feira poderá conferir uma réplica da loja-conceito, inaugurada recentemente em São Paulo.

“O Rio de Janeiro é um mercado de extrema importância para a empresa – está entre os 5 principais mercados emissores de pacotes e conta com mais de 140 lojas CVC”, anuncia Daniela Bertoldo, diretora do Negócios B2c da CVC Corp. “Nosso plano de expansão na região, que tem início ainda em 2021, tem a previsão de abertura de 35 novas lojas nos próximos 24 meses”.

A CVC levará à feira novidades em produtos e promoções que fazem parte da campanha de Black Friday e já estão no ar. A operadora ainda destaca que a cidade é um dos destinos mais procurados no período de festas de final de ano, e deve ter uma temporada de verão forte para alegria de toda a cadeira turística.

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