O Grande Debate: Como sair das dívidas e começar a investir

Analistas debatem quais os caminhos para sair do vermelho e poupar

Do CNN Brasil Business*

Ouvir notícia

Muitas vezes as dívidas se acumulam e a conta não sai do vermelho, sem deixar espaços para tentar algum tipo de investimento.

Lembrando que de acordo com divulgação do Banco Central, em 28 de dezembro, o endividamento das famílias e o comprometimento de renda dos brasileiros estão subindo e bateram recorde. Em setembro, dado mais recente, o saldo das dívidas das famílias correspondeu a 49,4% da renda acumulada em 12 meses. A alta foi de 0,7 ponto percentual no mês e de 5,5 pontos no ano.

E o valor médio gasto pelos brasileiros para pagar o serviço de dívidas foi de 26,2%, elevação de 0,5 ponto no mês e de 1,7 ponto no ano. Os dois indicadores são os mais altos da série histórica iniciada em 2005.

Especialistas apresentam saídas para quitar tais dívidas e dar início à aplicação de capitais. Neste cenário, questiona-se: por qual caminho começo a investir? Qual seria o melhor momento?

Para abordar o tema, o Grande Debate-Investimentos tem como convidados Loni Batist, especialista em educação financeira e diretora da Guide Investimentos, e Bernardo Pascowitch, economista e CEO da Yubb Investimentos, que apontam os melhores caminhos neste cenário.

O Grande Debate - Investimentos
O Grande Debate – Investimentos, apresentado por Priscila Yazbek / CNN

O programa

O Grande Debate – Investimentos terá sempre a presença de dois especialistas com visões antagônicas para debater os prós e os contras das diferentes opções e soluções de investimentos, além de temas do mundo das finanças pessoais e do mercado financeiro.

A atração é semanal e vai ao ar às segundas-feiras, às 21h20.

*Texto publicado por Ana Carolina Nunes, do CNN Brasil Business.

Mais Recentes da CNN