Pagamento de abono salarial em 2022 ocorrerá entre fevereiro e março; veja datas

Ministério do Trabalho divulgou calendário de pagamentos para inscritos no PIS, pela Caixa Econômica

Ao todo, 23 milhões de brasileiros poderão receber o abonos salarial
Ao todo, 23 milhões de brasileiros poderão receber o abonos salarial Marcello Casal Jr./Agência Brasil

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou nesta segunda-feira (10) o calendário de pagamento do abono salarial para 2022. O benefício será pago entre os meses de fevereiro e março para inscritos no PIS/Pasep.

Ao todo, 23 milhões de brasileiros poderão receber o abono salarial, 22 milhões pelo PIS e 1 milhão pelo Pasep. Os benefícios que serão pagos totalizam R$ 21,82 bilhões.

Para ter direito ao pagamento, é necessário estar inscrito em um dos programas há pelo menos cinco anos, ter pelo menos um mês de atividade remunerada em 2020 e ter recebido no mínimo um mês de salário de até 2 salários mínimos no mesmo ano.

As datas para o pagamento e o valor que será pago poderão ser consultados no site do ministério a partir do dia 1º de fevereiro.

Segundo Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, a identificação dos habilitados para receber o abono passou a ser feita pelo ministério após recomendação de órgãos de controle, saindo da alçada da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Os pagamentos, porém, continuarão sob responsabilidade da Caixa – no caso do Programa de Integração Social (PIS) – e do Banco do Brasil – no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O pagamento deveria ocorrer entre o 2º semestre de 2021 e o 1º de 2022, mas o processo de ajuste desse processo levou a um “pequeno retardo”, segundo o ministro.

Com isso, os pagamentos serão feitos entre 8 de fevereiro e 31 de março, seguindo o mês de nascimento dos inscritos.

A única exceção é para trabalhadores de regiões de Minas Gerais e Bahia que foram afetadas pelas fortes chuvas desde dezembro. Nesse caso, cerca de 107 mil pessoas receberão o valor já no dia 8, independente do mês de nascimento.

Confira o calendário:

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, afirmou que a propensão de consumo do valor do abono salarial é de 100% já na semana de recebimento.

Segundo ele, o depósito do valor é feito via conta corrente ou poupança da Caixa, em conta digital via aplicativo. Para os que não conseguem abrir uma conta digital, é possível receber o valor suado o cartão do cidadão e a respectiva senha.

No caso do Pasep, o calendário de pagamento do abono salarial pelo Banco do Brasil começa a partir de 15 de fevereiro, terminando em 24 de março. A ordem segue o número final de inscrição no programa, com os de fim 0 e 1 recebendo em 15 de fevereiro, 2 e 3 em 17 e assim por diante.

Mais Recentes da CNN