Petrobras troca presidente do conselho de administração

Landim é mais conhecido por comandar o Clube Regatas do Flamengo, porém, tem ampla experiência no setor de óleo e gás

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo e agora presidente do Conselho de Administração da Petrobras
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo e agora presidente do Conselho de Administração da Petrobras Alexandre Vidal/Flamengo

Raquel Landimda CNN

Ouvir notícia

O engenheiro Rodolfo Landim foi indicado para a presidência do conselho de administração da Petrobras, confirmou neste domingo o Ministério de Minas e Energia.

Ele deve substituir o almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, que deixa o cargo alegando motivos particulares. A troca acontece em meio à pressão política sobre a Petrobras por causa do aumento dos preços dos combustíveis.

A efetivação de Landim deve acontecer em abril, quando for confirmada pela assembleia.

O problema, que já vinha desde o ano passado, se agravou com a guerra na Ucrânia. A Petrobras está há mais de 50 dias sem promover reajustes e a defasagem entre os preços local e internacional na gasolina e no diesel chega a cerca de 30%.

 

Landim é mais conhecido por comandar o Clube Regatas do Flamengo, porém, tem ampla experiência no setor de óleo e gás. Ocupou cargos de gestão na Petrobras por 26 anos, incluindo a presidência da Gaspetro e da BR Distribuidora.

Deixou a estatal para trabalhar com o empresário Eike Batista na mineradora MMX e na petroleira OGX, mas se desentendeu com ele antes da quebradeira do conglomerado.

Fundou então sua própria petroleira, a Ouro Preto Óleo e Gás que acabou vendendo para um grupo de investidores em fevereiro de 2020. Chegou a ser cotado para a presidência executiva da Petrobras em diversas ocasiões.

Mais Recentes da CNN