Quando fazer o pagamento de contas que vencem no feriado

Com as instituições financeiras fechadas, até mesmo as transferências realizadas por TED ou DOC são afetadas

Quando devem ser pagas as contas que vencem nos feriados
Quando devem ser pagas as contas que vencem nos feriados Karolina Grabowska no Pexels

Tamires Vitoriodo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Nesta terça-feira (12), com o feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida, as atividades bancárias ficam interrompidas em todo país — como é comum em demais feriados.

Até mesmo as transferências realizadas por TED ou DOC são afetadas, com as transações validadas apenas no próximo dia útil. No caso do feriado desta semana, nesta quarta-feira (13).

E como ficam as contas que vencem neste dia? Elas devem ser pagas antes, depois, ou no mesmo dia, mesmo que o valor seja compensado apenas no dia seguinte?

A lei prevê que contas que vencem em feriados ou nos finais de semana podem ser quitadas no primeiro dia útil após a data de vencimento sem juros ou multas adicionadas ao valor total.

Por exemplo: se a sua fatura do cartão de crédito vence na terça, dia 12 de outubro, feriado. É preciso fazer o pagamento na quarta-feira, dia 13 de outubro. Se o pagamento não for realizado nesse dia, o banco começará a cobrar juros e multa a partir da quarta-feira (14).

A resposta, então, é: pode pagar antes, no dia, ou um dia depois.

Em caso de feriados municipais, é preciso confirmar com a instituição financeira ou avisá-la de que, na sua cidade, era feriado em um determinado dia e que por isso a conta parece não ter sido quitada.

A maioria das instituições atualmente já considera o dia adicional no momento da cobrança de contas que vencem em feriados, mas, se algum juro indevido for cobrado, é possível ligar no banco e solicitar o ressarcimento.

Mais Recentes da CNN