12 de outubro: Saiba o que abre e o que fecha em São Paulo durante o feriado

Para começar, já na segunda-feira (11), foi declarado ponto facultativo. Confira o que abre e o que fecha no estado

Veja como a CPTM funcionará durante o 12 de outubro
Veja como a CPTM funcionará durante o 12 de outubro Rovena Rosa/Agência Brasil

Tamires Vitorioda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Mais um feriado chega e, com ele, aquela dúvida que não quer calar: o banco vai estar aberto? E a lotérica? E a padaria? Na terça-feira (12), é comemorado o Dia Nacional de Nossa Senhora da Aparecida para os católicos e, também, o Dia das Crianças.

Para começar, já na segunda-feira (11), foi declarado ponto facultativo — ou seja, as empresas podem optar por deixar os funcionários de folga ou por abrirem seus estabelecimentos ou não.

Confira o que estará aberto e fechado no dia 12 de outubro:

Vacinação contra a Covid-19

  • Sábado (9) – As 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas para vacinação, das 7h às 19h e os megapostos, das 8h às 17h.
  • Domingo (10) –  Estarão abertas as duas farmácias parceiras na avenida Paulista, nos números 2.371 e 266, das 8h às 16h.  O megaposto da galeria Prestes Maia, na região central, estará aberto das 8h às 17h. Também estará em funcionamento a vacinação em sete parques da cidade, das 8h às 17h.
  • Segunda (11) e terça (12) –  As AMAs/UBSs Integradas vão funcionar das 7h às 19h e os megapostos, das 8h às 17h.

Veja também o que abre e o que não funciona no Rio de Janeiro

Saúde

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que os “hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos”.

Na segunda-feira (11), os postos de doação da Fundação Pró-Sangue estarão funcionando, exceto os de Barueri e Dante Pazzanese. No feriado, apenas o Posto Clínicas manterá expediente, das 8h às 17h.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) atenderá em horário habitual na segunda e na terça estará fechado. O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste não fará atendimentos em ambos os dias, retomando as atividades na quarta.

Excepcionalmente, não haverá agendamentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) na segunda-feira (11) nas seguintes unidades: Barretos, Bourroul, Itu, Jales, Lorena, Mauá, Pariquera-Açu, Praia Grande, Santo André, Santos, São Carlos, São Vicente, São José dos Campos, Santa Fé do Sul, Votuporanga. Nenhum AME programou agendas para terça devido ao feriado.

As unidades da Farmácia Dose Certa manterão o expediente habitual na segunda-feira (11), mas estarão fechadas no feriado. Algumas Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo” terão funcionamento na segunda-feira (confira relação abaixo) e no feriado nenhuma terá expediente.

Estarão ABERTOS e com funcionamento ininterrupto:

  • Hospitais e prontos-socorros
  • Hospitais dia 24h
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção
  • Samu 192.

Atenderão PARCIALMENTE:

  • As AMAs 12h estarão abertas das 7h às 19h, nos dias 9, 11 e 12 de outubro.
  • AMAs/UBSs Integradas funcionarão, das 7h às 19h, nos dias 9, 11 e 12 de outubro, inclusive para a vacinação.
  • Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.
  • Hospitais Dia atendem normalmente na segunda (11) e fecham ao público na terça, feriado.

Estarão FECHADOS nos dias 11 e 12 de outubro:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • Ambulatórios de Especialidade (AE)
  • Centros de Atenção Psicossocial II (Caps II)
  • Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis)
  • As unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids

CPTM

Por motivos de obra na cidade de Osasco, na Zona Oeste, trechos da da Linha 8-Diamante serão diretamente afetados entre neste domingo (10) e na terça (12).

A circulação dos trens entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba serão totalmente interrompidas durante todo o horário comercial (das 4h à meia-noite), segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“Durante o período de interrupção a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros que utilizam estas duas estações, além de Gen. Miguel Costa e Quitaúna, que estarão fechadas nestes dois dias”, afirmou a companhia em nota.   “Para os passageiros da CPTM que chegarem nas estações Comandante Sampaio e Carapicuíba, será necessário o desembarque e a retirada de senha na área paga. Apenas com a senha será possível embarcar nos ônibus do sistema Paese”, continua.

Na segunda, as estações funcionam normalmente.

Metrô

O metrô também será afetado pelo feriado, em especial a Linha 1-Azul.

Durante este domingo e o feriado do dia 12, a estação Jabaquara passará por obras para a instalação de portas — semelhantes às usadas na Linha 4-Amarela. Isso significa que uma das vias será interditada durante todo o dia e os passageiros serão orientados sobre qual plataforma utilizar para embarque.

A frota de trens em operação, inclusive, será a mesma utilizada a um domingo típico, com maiores intervalos de parada e entre estações, exceto na segunda, quando a operação é normal. A informação vale também para as linhas 4 e 5 do metrô.

Bancos

Os serviços bancários funcionarão normalmente na segunda (11), mas estarão fechados na terça (12) por conta do feriado. O autoatendimento continuará disponível, bem como os canais digitais, aplicativos e internet banking — transferências feitas por TED e DOC, no entanto, só cairão em conta no próximo dia útil, quarta-feira (13).

Bolsa de Valores

O Ibovespa, principal indíce do mercado brasileiro, funcionará normalmente na segunda, com o pregão usual das 10h às 18h. Mas, no feriado, não há operação.

Correios

As agências dos Correios também estarão fechadas em todas as regiões do estado durante o feriado do dia 12 de outubro, reabrindo somente na quarta-feira (13), das 9h às 17h. Na segunda-feira (11), o funcionamento será normal.

Poupatempo

O Poupatempo também vai trabalhar com um regime diferenciado no feriado em todo o estado de São Paulo. Na segunda, por exemplo, as unidades funcionarão exclusivamente para o mutirão do RG, “atendendo apenas às solicitações de Carteiras de Identidade, durante o expediente normal de cada posto”, conforme afirma o órgão em nota.

Na terça, feriado, todas as agências estarão fechadas.

Na quarta-feira (13), todas as 86 unidades do Poupatempo voltam a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento.

Os canais digitais do programa – com mais de 150 opções online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros –, estarão à disposição da população mesmo durante o feriado prolongado.

Sabesp

Os serviços emergenciais da Sabesp funcionarão normalmente por meio do Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral), durante 24h.

Já o acesso ao 0800 055 0195 ficará indisponível até 12/10 devido “à implantação do novo sistema comercial da Companhia, que vai trazer melhorias e mais funcionalidade ao atendimento de clientes. A indisponibilidade se estende à Agência Virtual e ao Sabesp Fácil no site www.sabesp.com.br e também ao atendimento online e às agências, inclusive as do Poupatempo”.

Tanto na segunda quanto na terça a ouvidoria (0800 055 0565) não terá atendimento. Na quarta, o expediente volta ao normal, das 8h às 18h.

Rodízio de veículos

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na segunda e na terça o rodízio municipal de veículos estará suspenso.

Outras restrições, no entanto, continuam. São elas: as faixas exclusivas para ônibus, rodízio para caminhões mantido na segunda-feira, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) – ônibus e vans também mantidas na segunda, Zona Azul mantida com cobranças e horários habituais.

Na quarta-feira, tudo volta ao normal.

Ônibus

Os ônibus da SPTrans terão operação normal, de dia útil, na segunda-feira, mas, na terça, funcionarão com os mesmos horários de um sábado comum — ou seja, com maior espaçamento de tempo entre a chegada de um veículo e outro. No caso da EMTU, os ônibus seguirão a programação de domingo no feriado, mas, na segunda, terão operação normal.

Mercadões e feiras

As feiras acontecem normalmente durante o feriado e a véspera, mas mercadões terão horários diferentes. Confira clicando aqui.

Cultura

Algumas casas de cultura e museus estarão abertos. Confira abaixo a lista:

  • Arquivo Histórico Municipal – Fechado todos os dias
  • Beco do Pinto – Fechado
  • Bibliotecas de Bairro – Abertas apenas no sábado (9)
  • Biblioteca Mário de Andrade – Fechada todos os dias
  • Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp,
  • Viriato Correa e Paulo Setúbal – Abertas apenas no sábado (9)
  • Bosques de Leitura – Fechados todos os dias
  • Capela do Morumbi – Aberta no sábado (9) e no domingo (10) das 10h às 17h e na terça-feira (12) das 10h às 16h
  • Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) – Fechada
  • Casa de Cultura Brasilândia – Aberta apenas no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura Butantã – Aberta somente no sábado (9) e no domingo (10)
  • Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) – Aberta somente no sábado (9) e no domingo (10)
  • Casa de Cultura Ipiranga (Chico Science) – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura Hip Hop Leste Cidade Tiradentes (Espaço Cultural Casa da Fazenda) – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura do Itaim Paulista – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura de Parelheiros – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura de Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura Santo Amaro / Paço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela) – Fechada todos os dias
  • Casa de Cultura M’ Boi Mirim – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas (Parque Raul Seixas) – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura Guaianases – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura de São Miguel Paulista (Antonio Marcos) – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura São Mateus – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura São Rafael – Aberta somente no sábado (9) e na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura do Tremembé – Aberta somente na terça-feira (12)
  • Casa de Cultura Vila Guilherme (Casarão) – Aberta somente no sábado (9)
  • Casa do Bandeirante – Fechada
  • Casa do Grito – Aberta no sábado (9) no domingo (10) das 10h às 17h e na terça-feira (12) das 10h às 16h.
  • Casa do Modernista – Aberta no sábado (9) no domingo (10) das 10h às 17h e na terça-feira (12) das 10h às 16h.
  • Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) – Aberta no sábado (9) no domingo (10) das 10h às 17h e na terça-feira (12) das 10h às 16h.
  • Casa do Tatuapé – Fechada
  • Centro Cultural São Paulo – O cinema, teatro, áreas expositivas e de convivência estarão abertos todos os dias. As bibliotecas funcionam apenas no sábado (9), exceto a Multimeios que estará fechada todos os dias
  • Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Fechado todos os dias
  • Centro Cultural da Vila Formosa – Aberto apenas no sábado (9) e no domingo (10) das 9h às 18h
  • Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – Aberto todos os dias das 9h às 17h
  • Centro Cultural Olido – Aberto no sábado (9) das 16h às 18h e na terça-feira (12) das 16h às 19h.
  • Centro Cultural da Penha – Aberto apenas no sábado (9) e no domingo (10) das 10h às 19h=
  • Centro Cultural Santo Amaro – Aberto nos dias 09,10 e 11 com espaços internos e externos das 10h às 17h.
  • Centro Cultural Municipal Tendal da Lapa – Aberto somente no sábado (9) e na terça-feira (12) das 11hàs 17h
  • Centro de Culturas Negras – Aberto todos os dias com espaço interno das (10h às 20h) e externo (das 7h às 22h)
  • Centro da Memória do Circo – Fechado todos os dias
  • Centro de Referência de Dança (CRD) – Fechado todos os dias
  • Chácara Lane: Aberta nos dias 09 e 10 das 10h às 17h e terça-feira (12) das 10h às 16h
  • Escola Municipal de Bailado – Fechada todos os dias
  • Escola Municipal de Iniciação Artística – Fechada todos os dias
  • Escola Municipal de Música – Fechada todos os dias
  • Fundação Teatro Municipal / Praça das Artes – Consulte a programação
  • Hemeroteca – Atendimento mediante agendamento
  • Monumento à Independência (Cripta Imperial) – Fechado
  • Ônibus da Cultura – Temporariamente suspenso
  • Museu das Culturas Brasileiras – Fechado todos os dias
  • Polo Cultural e Criativo Vila Itororó – Aberto dias 9,10 e 12/10 com espaços internos e externos das 10h às 19h
  • Ponto de Leitura Piqueri – Fechado todos os dias
  • Sítio da Ressaca – Fechado
  • Sítio Morrinhos – Aberto no sábado (9) e no domingo (10) das 10h às 17h; e na terça-feira (12) das 10h às 16h
  • Solar da Marquesa de Santos – Aberto no sábado (9) e no domingo (10) das 10h às 17h; e na terça-feira (12) das 10h às 16h
  • Teatro Alfredo Mesquita – Aberto no sábado (9) das 12h às 23h, domingo (10) das 14h às 18h e na terça-feira (12) das 12h às 18h
  • Teatro Arthur Azevedo – Aberto sábado (9) das 11h às 23h, domingo (10) das 14h às 21h e na terça-feira (12) das 11h às 18h
  • Teatro Cacilda Becker – Aberto todos os dias com espaços internos e externos das 14h às 19h
  • Teatro Décio de Almeida Prado (Centro Cultural da Diversidade) – Fechado todos os dias
  • Teatro Flávio Império – Aberto todos os dias com espaços internos e externos das 11h às 17h
  • Teatro João Caetano – Aberto no sábado (9), domingo (10) e na terça-feira (12) com espaço Interno das 14h às 19h e espaço externo das 14h às 17h.
  • Teatro Paulo Eiró – Aberto no sábado (9), domingo (10) e na terça-feira (12) com espaço Interno das 11h às 19h e espaço externo das 14h às 17h.

Mais Recentes da CNN