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    Reacomodação de passageiros é responsabilidade da ITA, diz agência reguladora

    Empresa cancelou voos e afirmou ter iniciado um processo de reestruturação de operações

    ITA já foi intimida pela Anac a realizar medidas de auxílio a clientes
    ITA já foi intimida pela Anac a realizar medidas de auxílio a clientes Divulgação

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business

    em São Paulo

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    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou neste domingo (19) que a responsabilidade de reacomodar passageiros é exclusiva da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). A empresa suspendeu todos os seus voos na sexta-feira (17), quando afirmou que iria realizar uma reestruturação de suas operações.

    A orientação da agência para clientes afetados pelos cancelamentos é entrar em contato apenas com a ITA, e que não compareçam a aeroportos antes de obter uma nova passagem aérea válida.

    A Anac já tinha intimado a empresa no sábado (18) para que ela cumpra as medidas necessárias de assistência, além de fornecer à agência informações atualizadas sobre as ações planejadas para honrar passagens vendidas e reacomodar clientes.

    Até o momento, a agência orientou uma priorização para reacomodar menores desacompanhados e passageiros com necessidades especiais, com voos previstos para a noite de sexta-feira e manhã de sábado.

    Segundo a Anac, o setor aéreo se comprometeu a contribuir para superar o transtorno e reduzir prejuízos aos passageiros da ITA.

    Já a Itapemirim orientou que os clientes afetados entrem em contato por telefone (0800 723 2121), com horário de atendimento entre 6h e 21h, por e-mail (falecomaita@voeita.com.br) ou por um chat disponível no site da empresa (www.voeita.com.br), e que disponibilizará atendimento presencial. Outra opção, segundo a Anac, é acessar a plataforma consumidor.gov.br para realizar reclamações.

    Em nota divulgada neste domingo, a ITA informou que clientes que estejam fora da cidade de domicílio podem entrar em contato para realizar as reacomodações, mas apenas para o retorno aos seus destinos de origem. Já os clientes na cidade de domicílio, com voos programados a partir de hoje, terão opção apenas de reembolso integral.

    A ITA afirmou que “segue trabalhando arduamente em conjunto com a Anac para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas nacionais para a reacomodação de passageiros impactados”.

    Segundo a nota, “a companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”.

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