Retomada de eventos esportivos reaquece economia no Rio e lota hotéis

Com as maratonas, pela 2° vez consecutiva, cidade recebe o título de principal destino da América do Sul em turismo de esportes; 20.114 atletas se inscreveram

Elis Barreto*da CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A volta da Meia Maratona do Rio de Janeiro 2021, que acontece neste domingo (14), e da Maratona na segunda-feira (15), marca a retomada dos grandes eventos esportivos na cidade e traz impacto bastante positivo para o turismo e para o setor de serviços do Rio de Janeiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a rede hoteleira da cidade está com 95% de ocupação, sendo esse período o melhor feriado prolongado de 2021 para o setor.

Com a aceleração da vacinação e a retomada dos eventos de grande porte, a economia da cidade e do estado está em pleno aquecimento e tenta se recuperar dos danos causados pela pandemia. O setor de serviços, segundo dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável por 86,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da capital, é fomentado pela chegada de turistas, muitos atraídos pelas competições esportivas do feriado prolongado.

Como a economia do Rio é muito voltada para prestação de serviços, de acordo com dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado é o único da federação que ainda não recuperou todos os postos formais de trabalho comparado ao patamar pré-pandêmico. Porém, a diferença para 2019 é de 451 postos de trabalho e a expectativa é recuperá-los até o fim do ano.

Segundo a organização da Maratona, ao todo são 20.114 atletas inscritos para os eventos, sendo 101 (0,5%) estrangeiros, 6.470 (32%) de fora do Estado do Rio de Janeiro e 13.543 (67%) fluminenses.

A ABIH-RJ também registrou alta procura em outras regiões por conta do feriado. Entre elas, destacam-se: Ipanema e Leblon (97,17%), Centro (95,53%), Flamengo e Botafogo (94,77%), Barra da Tijuca e São Conrado (94,26%) e Leme e Copacabana (94,10%).

A realização da Maratona do Rio 2021 celebra a conquista, pela segunda vez consecutiva, do Rio de Janeiro como o principal destino da América do Sul em turismo de esportes. O título foi concedido pelo World Travel Awards, iniciativa global que é considerada o Oscar do setor turístico. O Rio de Janeiro desbancou destinos como Buenos Aires e Bariloche, na Argentina; e Lima, no Peru.

Meia Maratona terá início na praia do Leblon, segue pela orla, passa pelo Aterro do Flamengo e encerra o circuito na altura da Marina da Glória / Isabelle Saleme/CNN

A Meia Maratona 2021 terá início na Praia do Leblon e seguirá o caminho conhecido pelos corredores das orlas do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo até o Centro Histórico, de onde retornam para a linha de chegada ao Aterro do Flamengo. A largada será dada a partir das 5 horas e o competidor irá percorrer 21 km.

Para a Maratona, os atletas irão percorrer 42,195 km. Mas a competição também terá provas de 5 km e de 10 km. A largadas da maratona ocorrerá a partir das 5 horas, na Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, mesmo local das chegadas. Os 5 km e os 10 km serão disputadas a partir das 9 horas.

Para a prova presencial, foi criado um robusto protocolo sanitário – elaborado pelo corpo médico da Maratona e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de corrida, como o comprovante de vacina e testes PCR. O atleta, amador ou não, precisa estar imunizado com as duas doses da vacina ou dose única, no caso da Janssen, aplicadas até o dia 1 de novembro. Caso não tenha conseguido tomar a 2ª dose até a data mencionada, o corredor poderá apresentar o resultado do teste PCR ou antígeno de SARS-CoV-2 realizado até 48 horas antes da entrega do kit.

*estagiária sob supervisão de Maria Mazzei

Mais Recentes da CNN