Veja como fica o funcionamento de agências bancárias durante feriado de Carnaval

Atendimento será retomado a partir das 12h da quarta-feira de cinzas, mas ainda será possível usar canais digitais

Contas de consumo poderão ser pagas no dia 2 de março sem adição de valor
Contas de consumo poderão ser pagas no dia 2 de março sem adição de valor Marcelo Camargo/Agência Brasil

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta sexta-feira (18) que os bancos não terão atendimento ao público nas agências durante o feriado do Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Segundo a associação, a decisão segue uma resolução do Banco Central, e ocorre mesmo com estados e municípios revogando os pontos facultativos da data e as festas e desfiles tradicionais nesse período, devido à pandemia de Covid-19 e a disseminação da variante Ômicron.

Com isso, o atendimento nas agências será retomado na quarta-feira de cinzas, em 2 de março, com o expediente começando às 12h no horário local de cada estado. O horário de fechamento das agências segue o de dias normais.

A exceção é nos locais em que as agências fecham antes das 15h. Nesse caso, o início do atendimento será antecipado para garantir um mínimo de três horas de funcionamento da agência.

A orientação da Febraban para os clientes é o uso de canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos de contas enquanto as agências estiverem fechadas.

Já as contas de consumo – que inclui água, luz e telefone – e carnês cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo de valor. Isso ocorre porque as contas já possuem as datas ajustadas para o calendário de feriados.

Se o ajuste não tiver ocorrido, a associação recomenda antecipar o pagamento ou agendá-lo por caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico.

No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, o pagamento pode ser feito pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Mais Recentes da CNN