Artemis II: Satélite mostra "rastro de fumaça" da nave após lançamento

Satélites da Nasa observaram momento em que missão Artemis II era lançada a cerca de 22.236 milhas de altitude, equivalente a mais de 35 mil metros 

Helena Barra, da CNN Brasil*, em São Paulo
Compartilhar matéria

Enquanto a missão Artemis II era lançada às 19h35 (horário de Brasília) desta quarta-feira (1º), satélites da Nasa observavam o momento a 22.236 milhas de altitude, equivalente a mais de 35 mil metros.

Na imagem, divulgada no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (2), é possível ver um "rastro de fumaça" deixado pelo foguete. Os satélites capturaram uma pluma branca e ondulante sobre a água, na região de Cabo Canaveral, na Flórida.

O lançamento do foguete SLS (Space Launch System) ocorreu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos. A espaçonave leva quatro astronautas de volta à órbita lunar após mais de 50 anos.

Lançamento da missão

Após muita espera, a missão Artemis II foi lançada às 19h35 (horário de Brasília) desta quarta-feira (1º) rumo à Lua. A espaçonave leva quatro astronautas de volta à órbita lunar após mais de 50 anos. O lançamento do foguete SLS (Space Launch System) ocorreu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.

Com duração estimada de dez dias, a Artemis II seguirá uma trajetória em forma de “oito”, contornando o lado oculto da Lua. Após duas órbitas iniciais ao redor da Terra, a nave será impulsionada em direção ao satélite natural em uma trajetória de livre retorno, na qual a gravidade lunar garantirá o caminho de volta sem a necessidade de manobras complexas.

A tripulação passará os primeiros um ou dois dias em órbita terrestre alta realizando extensas verificações de sistemas. Isso inclui testar os sistemas de suporte à vida, propulsão, navegação e comunicação da Orion para garantir que a espaçonave esteja pronta para seguir para o espaço profundo.

No ponto de maior aproximação, os astronautas poderão observar a Lua em um tamanho aparente semelhante ao de uma bola de basquete vista à distância de um braço. A missão não prevê pouso na superfície lunar. O principal objetivo é testar, pela primeira vez com humanos a bordo, os sistemas da espaçonave Orion, como suporte à vida, navegação, comunicação e o desempenho do escudo térmico durante a reentrada na atmosfera terrestre.

Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen — estão dentro da cápsula Orion.