Artemis II: tripulação acorda para ajuste de órbita no 2° dia de missão
Após primeira noite no espaço, espaçonave Orion já ultrapassou mais de 70 mil quilômetros de distância da Terra
Após cerca de três horas e meia de sono, a tripulação da Artemis II foi acordada pelo controle da missão para se preparar para a "queima de elevação do perigeu", ação que que deve ajustar a trajetória orbital da espaçonave Orion, conforme o planejado.
O centro de controle da missão tocou a música "Sleepyhead" da banda Young & Sick para acordar a tripulação. A canção foi escolhida pela tripulação e é uma das várias que serão usadas para esse propósito, uma tradição que remonta ao programa Apollo, em 1972.
Em última atualização, a manobra, que estava prevista para acontecer às 09h da manhã (horário de Brasília), já teria sido concluída pela tripulação.
A espaçonave Orion, que a tripulação batizou de Integrity, está atualmente a quase 70.811 quilômetros da Terra e a 359 mil quilômetros da Lua.
Manobra de ajuste orbital
O ajuste feito pela tripulação nesta manhã faz referência à elevação do ponto mais baixo da órbita de Orion ao redor da Terra e prepara a espaçonave para a queima de injeção translunar, evento programado para acontecer por volta das 22h (horário de Brasília) desta quinta-feira (2).
Artemis rumo à Lua: rastreie em tempo real a posição dos astronautas
A manobra, que durou cerca de um minuto, permite que a espeaçonave deixe a órbita circular da Terra e se mova para uma órbita oval que a levará à Lua.
A previsão agora é que, após a conclusão da queima controlada e outros testes dos equipamentos de comunicação de emergência, a equipe volte a dormir e acorde pouco menos de quatro horas depois para começar o segundo dia.
*Com informações de Jacopo Prisco, da CNN


