Acordo sobre BRB é "virada de página" para o DF, diz Celina Leão à CNN

União e GDF firmaram acordo no STF para empréstimo de mais de R$ 6 bilhões ao BRB, que enfrenta crise após tentativa de compra do Banco Master

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A União e o Governo do Distrito Federal formalizaram um acordo de mais de R$ 6 bilhões para socorrer o BRB.

A instituição enfrenta uma crise de liquidez após a fracassada tentativa de compra do Banco Master. O acordo foi formalizado no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em entrevista à CNN, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, classificou o acordo como um marco positivo para a região.

"Essa é uma virada de página para o governo do Distrito Federal, para a população do Distrito Federal", afirmou.

Segundo ela, o fortalecimento do BRB representa o fim de um período de instabilidade.

Celina Leão destacou ainda a importância estrutural do banco para a economia local.

"O BRB é um banco sólido, é um banco realmente que é estruturante para a economia do Distrito Federal e a economia da região", disse, acrescentando que a instituição "cumpre um papel muito importante, um papel social aqui para o DF".

Para ela, o banco sai mais fortalecido deste episódio: "mesmo diante de tanta crise, ele permaneceu firme e nós viramos essa página".

Processo para socorrer BRB

O processo teve início quando o governo do DF impetrou uma ação no STF pedindo que a União auxiliasse o governo distrital a socorrer o Banco de Brasília.

A primeira audiência de conciliação no âmbito dessa ação ocorreu na terça-feira (26), ocasião em que foram acertados os termos do acordo, posteriormente formalizado entre as duas partes.

A proposta prevê um empréstimo ao governo do Distrito Federal com recursos do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

A garantia ao empréstimo será prestada por um sindicato de bancos públicos e privados.

Caso o governo distrital não consiga arcar com o compromisso, a contragarantia será feita por meio de recursos que o DF receberia do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal.

Segundo informações do GDF, o empréstimo terá prazo de pagamento de até 15 anos, com dois anos de carência, o que significa que os pagamentos só terão início em 2028.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais