Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil está na vanguarda no uso de fontes de energia renováveis, diz presidente da Shell à CNN

    Cristiano Pinto da Costa acredita que o país tem potencial para ser um ator global de maior relevância em todas as fontes de energia

    Da CNN

    em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (18), o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, se mostrou otimista com o uso de fontes de energia renováveis no Brasil e enxerga um futuro promissor para o setor no país.

    “O Brasil já saiu na frente e já está na vanguarda. Mais da metade do consumo de energia vem de fontes renováveis, 85-87% do consumo de energia gerada no Brasil vem de fontes renováveis — hidroelétricas sendo a grande potência — e cada vez mais a solar crescendo no Brasil”, disse.

    Cristiano acredita que o país tem potencial para ser um ator global de maior relevância em todas as fontes de energia, considerando a competitividade do óleo e gás.

    Ele cita o Pré-sal como “extremamente competitivo”, do ponto de vista de custo unitário de produção e de intensidade de carbono.

    “É um dos petróleos com mais baixa intensidade de carbono comparado com outras fontes de petróleo no mundo”, afirmou.

    O presidente da Shell vê como positivas algumas medidas que estão em discussão no Brasil, como o projeto que regulamenta o mercado de carbono.

    “Geração de energia solar, energia eólica em alto mar ou eólica offshore e, eventualmente no futuro coisas como sequestragem de carbono, hidrogênio, e créditos de carbono, com o marco regulatório sendo aprovado no Congresso, fazem com que o Brasil tenha a oportunidade de ser um ator em todo espectro de energia, conforme o mundo vai mudando a forma de consumir energia ao longo das décadas”, concluiu.

    Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.