Copersucar: COP30 será vitrine para potencial de descarbonização do Brasil
CEO Tomás Manzano participou nesta quarta-feira (15) do "CNN Talks - COP30", em Brasília

Na avaliação do CEO da Copersucar, Tomás Manzano, a COP30 é uma oportunidade para divulgar o potencial de descarbonização do Brasil para outros países e investidores estrangeiros.
O executivo participou nesta quarta-feira (15) do "CNN Talks - COP30", em Brasília.
“A gente tem trabalhado sempre para escalar a produção do Brasil, e a COP é um momento importante para divulgar o potencial que o Brasil tem, as soluções que a gente desenvolveu para o mundo e a contribuição que a gente pode dar para a descarbonização”, disse.
A empresa conduz um projeto para estimular a produção de biometano, produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar.
Segundo Manzano, o combustível pode ser o principal agente de descarbonização do transporte pesado, como caminhões e ônibus.
Entre as dificuldades para expandir o biometano, há a baixa penetração de caminhões e ônibus a gás que usam o combustível no país, reforçando a necessidade de ampliar a oferta e diversificar os fornecedores de veículos.
Para isso, a Copersucar defende a ampliação da parceria público-privada.
De acordo com o CEO, o próximo passo é expandir a rede de distribuição de combustível, sobretudo com a adoção de dispensers — um tipo de depósito — de alta vazão em postos e pontos estratégicos nas rotas brasileiras, o que vai assegurar maior autonomia, segurança e confiabilidade para longas distâncias percorridas com biometano.
“A parceria das iniciativas públicas com as privadas são fundamentais para o Brasil evoluir nas regulações, legislações e nos instrumentos que estão aí para sustentar e incentivar a produção de energias renováveis”, afirmou Tomás Manzano.
O evento da CNN Brasil reúne os principais tomadores de decisão da agenda ambiental para antecipar os temas centrais da COP30, que acontece em novembro, no Pará.
O CNN Talks acontece em Brasília logo após a Pré-COP oficial.
Veja fotos do evento
CNN Talks impulsiona debate de financiamento climático