Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dona de vodca Stolichnaya anuncia mudança na marca para descolar imagem da Rússia

    No início desta semana, o Stoli Group anunciou que usaria apenas fontes eslovacas para garantir que nenhum de seus ingredientes seja proveniente da Rússia

    Garrafa da vodca Stolichnaya
    Garrafa da vodca Stolichnaya SOPA Images/LightRocket via Gett

    Ramishah Marufdo CNN Business

    A fabricante da vodca Stolichnaya anunciou uma grande mudança de marca na sexta-feira, em resposta direta à “posição veemente” de seu fundador contra o regime de Putin e a invasão russa da Ucrânia.

    A vodca, conhecida como russa, agora será vendida e comercializada simplesmente como Stoli, disse a empresa em comunicado.

    O fundador do Stoli Group, o bilionário russo Yuri Shefler, foi exilado daquele país em 2.000 por causa de sua oposição a Putin. O licor é comercializado há muito tempo como vodca russa, mas suas instalações de produção estão na Letônia desde aquele ano. O Stoli Group é uma unidade do SPI Group, com sede em Luxemburgo.

    A empresa também citou o desejo de seus funcionários de agir e representar com precisão as raízes letãs da vodca.

    No início desta semana, o Stoli Group anunciou que usaria apenas fontes eslovacas para garantir que nenhum de seus ingredientes seja proveniente da Rússia.

    Autoridades em estados de Ohio a New Hampshire pediram às lojas de bebidas para remover produtos de fabricação russa ou de marca russa de suas prateleiras – o que na maioria dos casos significa vodca. Alguns donos de bares até jogaram fora a vodca Stoli em protesto.

    Esses boicotes e protestos provavelmente não terão muito impacto, no entanto. A vodca fabricada na Rússia responde por uma porcentagem muito pequena dos cerca de US$ 7 bilhões em vendas anuais de vodca, de acordo com o Distilled Spirits Council (Discus), uma organização nacional de comércio que representa os fabricantes de destilados.

    Nos Estados Unidos, menos de 1% da vodca consumida é produzida na Rússia. Mais da metade de toda a vodca consumida no mercado interno é fabricada nos EUA, de acordo com dados da IWSR Drinks Market Analysis, uma empresa global que acompanha as vendas de álcool.

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original