Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Greve de atores de Hollywood pode se estender contra empresas de videogame; entenda

    Inteligência artificial está entre as principais preocupações dos artistas

    Sindicato busca liberação para greve dos atores de videogame caso negociações falhem
    Sindicato busca liberação para greve dos atores de videogame caso negociações falhem Instagram/@sagaftra/Reprodução

    Eva Rothenbergda CNN

    Nova York

    Ouvir notícia

    O Conselho Nacional do Screen Actors Guild (SAG-AFTRA – Sindicato dos Atores e Federação Americana de Artistas de Televisão, em português) está articulando seus membros para estender a greve contra fabricantes de videogames antes da retomada das negociações no final deste mês.

    O contrato inicial do sindicato com grandes empresas de videogame, o Acordo de Mídia Interativa, estava previsto para expirar neste outono dos EUA.

    Contudo, o SAG-AFTRA afirmou na última sexta-feira (1º) que buscou prorrogar o acordo e que “negociou com as empresas os termos críticos que (membros) precisam”.

    “Infelizmente, ao longo das negociações, as empresas não conseguiram atender a essas necessidades”, pontuou o sindicato em nota para a imprensa.

    “Mais uma vez enfrentamos a ganância e o desrespeito dos empregadores. Mais uma vez, a inteligência artificial está colocamdo os nossos membros em risco de reduzir as suas oportunidades de trabalho. E mais uma vez, o SAG-AFTRA está enfrentando a tirania em nome dos seus membros”, disse Fran Drescher, o presidente do sindicato, em comunicado.

    “A doença da ganância está se espalhando como um incêndio, que está pronto para queimar os meios de subsistência dos atores e a utilidade dos seres humanos. Nós do SAG-AFTRA dizemos não! Não sob nossa supervisão!”, enfatiza Drescher.

    Embora uma autorização de greve não desencadeie efetivamente na paralização, o posicionamento é uma ferramenta útil na negociação pois o sindicato pode entrar em greve imediatamente caso as demandas não sejam atendidas.

    Os membros elegíveis do SAG-AFTRA poderão votar sobre a autorização da greve até 25 de setembro.

    Demandas

    O SAG-AFTRA busca um aumento salarial retroativo de 11% para os atores de videogame, bem como um aumento de 4% no segundo e terceiro anos do contrato, a fim de compensar a inflação.

    A demanda é semelhante à que foi proposta à Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers, AMPTP na sigla em inglês) como parte da greve em curso do sindicato contra as empresas de cinema e televisão.

    Um negociador do SAG-AFTRA que pediu para não ser identificado disse à CNN que as desenvolvedoras de videogame estão oferecendo “um aumento nominal, mas um corte real nos salários em dólares”.

    O membro do sindicato afirmou que com os termos propostos pelas empresas e devido à inflação, “os nossos membros ganharão menos em dólares reais em 2025 do que ganharam em 2020”.

    “Todos queremos um contrato justo que reflita as importantes contribuições dos artistas representados pelo SAG-AFTRA em uma indústria que oferece entretenimento de classe mundial a bilhões de jogadores em todo o mundo”, disse Audrey Cooling, porta-voz das empresas de videogame, à CNN.

    “Estamos negociando de boa fé e esperamos chegar a um acordo mutuamente benéfico o mais rápido possível”, concluiu Cooling no comunicado.

    Inteligência artificial

    As proteções em relação à IA também são fundamentais para as negociações, especialmente no que diz respeito à tecnologia de captura de desempenho, onde os movimentos e expressões faciais de um ator são coletados e usados ​​para tornar personagens animados de videogame mais realistas.

    “Os artistas de captura de voz e performance que dão vida aos personagens de videogame merecem um contrato que reflita o valor que eles trazem para a indústria multibilionária de jogos”, disse o Diretor Executivo Nacional e Negociador Chefe da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.

    “A IA de captura de voz e desempenho já está entre os usos mais avançados da tecnologia: a ameaça está aqui e é real. Sem proteções contratuais, os empregadores estão pedindo aos artistas que participem, sem saber, na extinção de seu talento artístico e de seus meios de subsistência”, concluiu o dirigente do sindicato em um comunicado.

    “A natureza interativa dos jogos é construída com base no uso de tais tecnologias”, disse à CNN uma fonte familiarizada com as negociações das empresas. “Mudar isso agora mudaria fundamentalmente a forma como os jogos são feitos.”

    As negociações

    As empresas envolvidas nas negociações incluem Activision, Epic Games e WB Games, que incluem nos seus portfólios jogos populares como “Star Wars: Battlefront”, “Call of Duty” e “Mortal Kombat”.

    Segundo a fonte próxima das negociações, resoluções ou acordos provisórios foram alcançados em nove das 16 propostas do sindicato.

    Embora tenha havido progressos numa série de propostas, o negociador do SAG-AFTRA não identificado afirmou à CNN que as propostas de sustentação do sindicato sobre IA e salários ainda não foram devidamente abordadas.

    “O consentimento informado é o eixo aqui. Se você quiser fazer um acordo com alguém para criar vários personagens, queremos que as pessoas concordem ou não com isso e sejam compensadas por isso. Não estamos tentando mudar a forma como os videogames são feitos”, disse o negociador.

    Veja também: Estudo projeta que IA afetará mais as mulheres no mercado de trabalho

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN