CNN Brasil Money

Alckmin se diz otimista por avanço em negociações com os EUA

Vice-presidente participou do processo vento de lançamento do Peiex, Programa de Qualificação para Exportação, promovido pela Apex

Bruno Teixeira, da CNN Brasil, em São Paulo
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin  • 25/08/2025REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O vice-presidente Geraldo Alckmin se declarou otimista por um avanço nas negociações tarifárias com os Estados Unidos após a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia.

Em entrevista nesta sexta-feira (31), Alckmin afirmou que ainda não há data marcada para uma nova rodada de negociações, mas que o governo está otimista por um acordo que seja bom para os dois países.

“Foi dado um passo muito importante, e agora vamos aguardar os desdobramentos. Não tem ainda uma data marcada, mas nós estamos muito otimistas que a gente vai poder avançar num ganha-ganha. Exemplo, bom para os Estados Unidos, bom para o Brasil e bom para o mundo”, declarou.

Alckmin esteve na cidade de Santo André, no ABC Paulista, onde participou do evento de lançamento do Peiex, Programa de Qualificação para Exportação, promovido pela Apex. A ação oferece atendimento técnico especializado e gratuito às empresas, visando prepará-las para exportar ou expandir suas exportações.

Durante discurso, o vice-presidente afirmou que a missão do governo é “tirarmos o máximo que pudermos de produtos dos 50% de tarifa”.

“Qual a nossa tarefa? 50% [de tarifa] ir lá para baixo e tirar o máximo de produtos que puder do 50%. Mas enquanto isso não ocorre, nós temos que ajudar as empresas”, afirmou.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais