Análise: Trabalhadores de app podem ganhar mais que funcionário registrado

Profissionais de plataformas digitais ganham 4% a mais, porém fazem jornadas mais longas e só 35,9% contribuem para a Previdência; análise é de Fernando Nakagawa no CNN 360°

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que os trabalhadores por aplicativo conseguiram uma renda mensal superior à média dos demais trabalhadores do setor privado no Brasil em 2023. No entanto, este resultado está atrelado a jornadas de trabalho consideravelmente mais extensas. A análise é de Fernando Nakagawa, no CNN 360º.

A renda média nas plataformas digitais é de R$ 2.996, valor 4% superior à média dos demais trabalhadores ocupados. Especialistas em mercado de trabalho apontam que a formação educacional no Brasil tem sido insuficiente para garantir uma inserção qualificada no mundo do trabalho tradicional, levando muitos profissionais a buscarem alternativas na economia dos aplicativos.

"De acordo com os dados, cerca de 1,7 milhão de pessoas atuavam em plataformas digitais no fim do ano passado, representando 1,9% da população ocupada - um aumento significativo em relação aos 1,5% registrados em 2022", diz Nakagawa.

Perfil dos trabalhadores

A maior parte dos trabalhadores está concentrada no setor de transporte por aplicativo, seja com veículos ou motocicletas. Além disso, 485 mil pessoas realizam entregas utilizando motos ou bicicletas, e aproximadamente 300 mil atuam em serviços profissionais diversos, como encanadores, bombeiros hidráulicos e pintores.

O levantamento indica que 84% dos profissionais cadastrados em plataformas são homens, com quase 40% na faixa etária entre 25 e 39 anos. Um dado relevante mostra que 59% possuem ensino médio completo ou superior incompleto.

"Um dado preocupante revela que apenas 35,9% dos profissionais de aplicativo contribuem para a Previdência Social, enquanto no mercado formal este índice ultrapassa 80%", diz o analista de Economia da CNN.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais