Atlas/Bloomberg: Mais da metade da população acha que economia está ruim
Pesquisa questionou ainda sobre a situação econômica das famílias e, 38%, veem o cenário de forma pessimista
Mais da metade dos brasileiros (53%) consideram que a situação econômica do país está "ruim". Os dados são da pesquisa a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (28).
Outra parte da população, 29%, classifica o atual cenário como "bom", enquanto 18% dos entrevistados responderam que a economia está "normal".
Foram entrevistadas 6.238 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 20 e 25 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
Núcleo familiar
Os entrevistados também foram questionados sobre como avaliam a situação econômica de sua família.
Para 38%, o cenário familiar está ruim, enquanto outros 33% consideram bom. E 29% dos entrevistados classificaram a situação como "normal.
Um dos principais fatores que impactam o poder de compra das famílias é a inflação. Hoje o IPCA, índice que mede os preços no Brasil, está em 5,23% em 12 meses, segundos dados do IBGE referentes ao mês de julho.
O Banco Central (BC), através do Boletim Focus, projeta que a inflação termine o ano em 4,86%, número ainda distante da meta perseguida pelo BC.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.