CNN Brasil Money

Atlasintel: 40,9% veem Brics como motivação a tarifas; 36,9%, Bolsonaros

Pesquisa ouviu 2.841 pessoas de faixas de 16 a 100 anos; margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%

Da CNN Brasil
Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca
Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca  • REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% contra os produtos brasileiros teve como principal motivação a participação do Brasil no Brics para 40,9% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (15), produzida pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg.

Outros 36,9% veem como principal motivação a atuação da família Bolsonaro junto a Trump. Para 16,8%, foram as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as redes sociais dos Estados Unidos; e para 3,5%, desejo genuíno de tornar o comércio com o Brasil mais favorável aos EUA. Ao todo, 1,9% não soube responder.

Na última quarta-feira (9), Trump anunciou que irá aplicar, a partir de 1º de agosto, uma alíquota mais elevada sobre as importações brasileiras.

Em carta endereçada a Lula, Trump apontou discordâncias políticas por trás de sua decisão - como o andamento do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a regulação das big techs e redes sociais no país -, além de afirmar que o Brasil tem sido ruim com os EUA quanto a uma relação comercial desproporcional.

A pesquisa ouviu 2.841 pessoas de faixas de 16 a 100 anos. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A coleta foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais