China sinaliza que pode retomar compra de frango em breve, diz Fávaro
País asiático suspendeu a importação do produto após caso de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul

A China já sinalizou ao governo brasileiro que deve retomar a importação da carne de frango produzido no Brasil no curto prazo, informou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a jornalistas nesta quinta-feira (11).
O país asiático suspendeu a compra do produto brasileiro após o caso de gripe aviária em uma grande comercial do Rio Grande do Sul.
Durante a cúpula dos Brics, realizada em julho no Rio de Janeiro, Fávaro pediu ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, a reabertura do mercado chinês para a carne de frango brasileira. Na ocasião, Li Qiang prometeu que as autoridades do país iriam analisar o caso o “mais rápido possível”, segundo o ministro.
No início deste mês, a União Europeia reconheceu que o Brasil está livre da gripe aviária, o que viabiliza o bloco de voltar a importar carne de frango brasileira. Em agosto, o Chile e a Arábia Saudita — dois importantes destinos para a carne de frango do Brasil — retiraram as restrições temporárias à importação do produto.
A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) já ratificou a autodeclaração do Brasil como livre da influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais.
O caso de gripe aviária em granja comercial foi detectado em 16 de maio. Após o período de vazio sanitário, o Brasil se autodeclarou livre da doença em junho.


