Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Daniel Rittner: Governo Lula busca soluções para crise fiscal e recuperar confiança do mercado

    Congresso Nacional apresentou medidas para compensar desoneração da folha, mas governo precisa avançar com reformas para equilibrar as contas públicas

    Vista geral do Congresso Nacional e Palácio do Planalto
    Vista geral do Congresso Nacional e Palácio do Planalto 26/12/2023REUTERS/Ueslei Marcelino

    Da CNN

    O Congresso Nacional apresentou um conjunto de medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos, algo que não estava previsto na semana passada, avalia o diretor de jornalismo da CNN em Brasília, Daniel Rittner.

    Essas seis propostas, apresentadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aos líderes partidários, podem não atingir os R$ 26 bilhões estimados inicialmente, mas representam um passo importante, disse no WW desta sexta-feira (14).

    Para Rittner, apesar desse movimento, a iniciativa não resolve a questão fiscal do governo e a chamada “crise de confiança” do mercado, como mencionado pelo próprio Executivo.

    “Para recuperar o equilíbrio, o governo começa a colocar em pauta a revisão dos gastos tributários e o desvinculamento de pisos para saúde e educação, medidas que serão muito mais custosas politicamente”, disse.

    O diretor de jornalismo citou comparações do cenário atual ao debate sobre a reforma da Previdência, que inicialmente enfrentou muita resistência no governo Dilma Rousseff, mas ganhou força com Michel Temer e foi aprovada no primeiro ano de Jair Bolsonaro, quando o assunto já estava maduro.

    O governo Lula projeta um caminho semelhante para as reformas fiscais, mesmo que não consiga aprová-las em 2023, ano eleitoral, pontua Rittner.