De Tinder a Volkswagen, iniciativa privada soma esforços no combate ao COVID-19

Empresas anunciam grandes doações e tomam medidas para ajudar a economia

Compartilhar matéria

Com um número cada vez mais alto de infectados ao redor do mundo, a pandemia de coronavírus já atinge de maneira contundente não só a saúde como o bolso dos brasileiros. Além de contar com o poder público para pedir socorro em momentos como esse, a população espera que a iniciativa privada amplie os esforços nesse combate. No Brasil, esse movimento já começa a acontecer.

Na tentativa de manter vagas de emprego ativas em prol da economia, gigantes do setor financeiro, de alimentos e até de vestuário assinaram o manifesto do Movimento Não Demita, no qual se comprometem a não adotarem programas de demissões em massa. Assinam a carta empresas como Magazine Luiza, Natura, Banco Inter, Bradesco, Weg e JBS.

Além de iniciativas como essa, que buscam a manutenção de empregos, grandes companhias privadas que atuam no Brasil estão anunciando grandes doações em dinheiro e tomando medidas como a produção de álcool e EPIs

Confira, a seguir, algumas delas: 

Ambev 

Uma das maiores empresas privadas do Brasil, a companhia de bebidas destinou uma linha de produção ao álcool em gel, que está sendo elaborado a partir do álcool que sobra do processo de fermentação da cerveja sem álcool Brahma 0,0%. Cerca de 500 mil unidades de garrafas PET contendo o produto serão destinadas a hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentra a maior parte dos casos de COVID-19 até o momento. Além disso, a AMA, marca de água mineral da empresa, vai doar 30 mil galões de água potável à comunidade do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Americanas

Além de colocar serviços de logística à disposição do o Governo de São Paulo, a varejista arrecadou R$ 2,25 milhões através de uma campanha, que serão destinados à saúde e cuidados de dez mil idosos que vivam em residências especiais em todo o país. Além disso, a empresa doou 300 termômetros digitais ao todo para o Governo do Estado do Espírito Santo e à Prefeitura Municipal de Salvador.

O Boticário


O grande conglomerado de empresas de beleza, que reúne marcas como O Boticário, Eudora, Vult e Beautybox, intensificou a produção e o envase de álcool em gel e sabonetes para doação a pessoas em vulnerabilidade social, governo e redes públicas de saúde.

Ao todo, as doações somam 216 toneladas de produtos antissépticos. Só na capital paranaense, Curitiba, onde fica a sede da principal marca do grupo, foram distribuídas 1,7 toneladas de álcool 70% aos hospitais públicos.

BP Bunge

Nascida da fusão de duas grandes empresas globais, a companhia, que atua no mercado de etanol, bioeletricidade e açúcar, passou a produzir álcool líquido 70%, de acordo com as recomendações da Anvisa para doar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

GM

 

Expoente do setor automotivo, a companhia reuniu esforços com o Ministério da Economia, o Senai e a Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin) para consertar mais de 3 mil respiradores que não estão em funcionamento no sistema público de saúde.

Outra medida é a doação de 3 mil óculos de segurança aos profissionais de saúde e o empréstimo de uma frota de 105 veículos para o uso de autoridades. Além da iniciativa, a empresa vai doar 5.500 cestas de alimentos, higiene e limpeza para comunidades vulneráveis de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a GM atua.

Hinode

Cerca de 2 toneladas de álcool em gel serão entregues pela marca aos hospitais e outra 1,4 tonelada para comunidades carentes. O Instituto FAR, que é a organização sem fins lucrativos do grupo, também doou 35 mil itens de higiene pessoal a famílias carentes de Carapicuíba, na Grande São Paulo, além de alcançar 500 cestas básicas para a ONG Amigos do Bem. Outra ação do instituto é acampanha de arrecadação, em atividade no site oficial.

Hyundai

Além de realizar a doação de 1.150 EPIs, como óculos, luvas e toucas para a secretaria da Saúde e  Assistência Social do município de Piracicaba, a montadora lança neste mês o programa Transporte Solidário. Durante a capanha, a frota de test-drive fica disponível para realizar o transporte gratuito de idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde na cidade. Para a população em geral, basta fazer o agendamento na concessionária para garantir o uso dos veículos, que são esterilizados entre um transporte e outro. Algumas cidades, como a capital catarinense, Florianópolis, já estão sendo atendidas, mas a iniciativa vai se expandir, ao todo, para 13 municípios brasileiros.

iFood

O aplicativo de delivery anunciou a criação de dois fundos a partir do caixa da startup. Um deles, de R$ 50 milhões ficará disponível para restaurantes, que devem receber uma devolução de parte das comissões cobradas pela empresa. Restaurantes familiares e independentes são as prioridades. Outro fundo, de R$ 1 milhão, é destinado a entregadores que apresentarem quaisquer sintomas e precisem ficar em casa, sem trabalhar.

Itaú, Bradesco e Santander


Nesta semana, o banco Itaú anunciou a doação de R$ 150 milhões para o fortalecimento da infraestrutura hospitalar de comunidades vulneráveis. Parte da verba será destinada à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para a construção de um novo hospital. Outra parte será entregue ao Hospital Municipal Moyses Deutsch, localizado no bairro do M’boi Mirim, na zona sul de São Paulo.

Em parceria com Bradesco e Santander, a instituição também se comprometeu a investir R$ 50 milhões na compra de máscara de pano feitas por costureiras microempreendedoras e também a adquirir 5 milhões de testes para examinar pessoas com sintomas.

JBS


Gigante do setor de alimentos, a companhia se comprometeu a doar dois milhões de sabonetes a abrigos para idosos e famílias das favelas de São Paulo e do Rio de Janeiro até o próximo dia 4 de abril. A ação será coordenada junto à Central Única das Favelas (Cufa), que fará a distribuição dos produtos. Os sabonetes estão sendo produzidos no setor de higiene e limpeza da marca, alocado na cidade de Lins, no interior paulista.

MRV


Ao lado de outras empresas do grupo, como Log CP e Banco Inter, a construtora se comprometeu a doar R$ 13,6 milhões para combater a pandemia do novo coronavirus. Boa parte da verba será destinada à compra de respiradores para hospitais de Minas Gerais, onde fica a sede da companhia. Outra parte da doação será usada na compra de EPIs para os profissionais da saúde do estado.

Natura


Depois de se comprometer a não adotar nenhum programa de demissões por pelo menos dois meses, a gigante do setor de beleza e higiene fechou as portas de suas lojas físicas, incluindo unidades das outras marcas da companhia, como a The Body Shop e Aesop.

Além disso, as linhas de produção da Natura vão produzir somente itens de higiene pessoal, incluindo álcool em gel e líquido, enquanto a fabricação de linhas de maquiagem e perfumaria serão interrompidas temporariamente.

Unilever


A empresa já doou cerca de R$ 3 milhões em produtos de higiene e beleza, como sabonetes, creme dental e sabão em pó, para comunidades carentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O destino dos kits é definido com os governos de cada estado para atingir as famílias em maior situação de risco durante a pandemia.

Tinder


No meio de tanta maldade e de tanta guerra, algumas empresas querem lutar pelo amor e pela saúde mental de seus usuários. No último domingo (29), a plataforma de relacionamentos registrou o maior número de interações de sua história.

E pensando em favorecer ainda mais a interação humana em época de isolamento, o aplicativo liberou gratuitamente a “função passaporte”, que permite que usuários se conectem com interlocutores de outros países. Em condições normais, o uso da ferramenta seria cobrado. Desde então, as conversas diárias ao redor do mundo aumentaram em média 20% e sua duração média se tornou 25% maior.

Volkswagen


Além de redesenhar seu logotipo para transmitir a mensagem de que o afastamento social é importante no combate à doença, a montadora disponibilizou uma frota de 100 veículos para o governo do estado de São Paulo e para as prefeituras de quatro municípios paulistas onde ficam suas unidades.

Os carros vão apoiar o deslocamento de médicos e enfermeiras e transportar medicamentos e equipamentos de saúde. Outra ação da marca foi a doação de mil máscaras e o oferecimento gratuito de serviços de reparo veículos das Secretarias da Saúde dos estados de São Paulo e do Paraná, nos quais a companhia mantém fábricas.

WEG


Líder do setor de motores industriais e transformadores, a WEG anunciou que vai fabricar cerca de 500 respiradores após assinar uma parceria com a Leistung LTDA e obter a patente do equipamento. Além disso, a empresa vai suprir toda a demanda de álcool em gel 70% de três hospitais catarinenses próximos a sua sede.

Para produzir o antisséptico, a empresa conta com a estrutura de sua linha de produção de tintas acrílicas, com fórmula aprovada junto à Anvisa. A empresa também se comprometeu a não adotar programas de demissão.

Ypê  

Especializada no setor de limpeza e higiene, a Ypê anunciou doações de sabão em barra para comunidades carentes, de São Paulo e Rio de Janeiro. Na comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, foram distribuídas 21 toneladas de sabão em barra, o equivalente a mais de 100 mil unidades do produto.

O cálculo foi feito para que cada família da região receba pelo menos um quilo de sabão, o suficiente para dois meses de consumo. No Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, chegaram cerca de 125 mil unidades do produto, aproximadamente 25 toneladas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
De Tinder a Volkswagen, iniciativa privada soma esforços no combate ao COVID-19 | CNN Brasil