Dia dos Namorados: roupas, perfumes e calçados são os presentes mais procurados
No e-commerce, celulares também entram na lista dos mais consumidos na ocasião


O Dia dos Namorados acontece na segunda-feira (12) e 99,7 milhões de pessoas devem presentear na data, equivalendo a cerca de 61% dos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com Offerwire.
As clássicas flores não aparecem nos presentes mais comprados para se dar a quem ama. Conforme o levantamento, as roupas são os itens mais adquiridos para lembrancinhas na ocasião, com 41% da pretensão de compra.
Na sequência aparecem perfume, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), jantar (18%) e, por fim, os bombons e chocolates (16%).
No e-commerce há também o predomínio dos setores de moda e perfumaria como os preferidos dos consumidores. A diferença do comércio físico, porém, são os itens de telefonia entre os mais procurados.
“Os consumidores aproveitam a ocasião para dar de presente um celular novo padronizado para o 5G”, contextualiza Rodrigo Bandeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Outros presentes não tão comuns são bebidas alcoólicas e aparelhos de informática, como notebook, acrescenta.
Os chocolates e flores não aparecem entre os favoritos no e-commerce por conta de serem perecíveis e frágeis. “É um desafio do comércio eletrônico a entrega de produtos assim.”
O custo de venda desses produtos é maior, o que os encarece nos sites por ser necessária uma “logística para entregar o presente de forma adequada”, ressalta Bandeira.
Isso porque nenhuma namorada ou namorado quer receber flores murchas ou chocolate derretido.
- 1 de 6
As roupas são os itens mais adquiridos como presentes para o Dia dos Namorados, tanto no geral (41% dos consumidores) como no e-commerce. • Nick de Partee/Unsplash
- 2 de 6
Perfumes, cosméticos e maquiagem são adquiridos por 31% das pessoas que querem presentear na data. • Freepik
- 3 de 6
Outro item de moda, os calçados também estão na lista dos objetos mais dados, escolhidos como presentes ideais de 22% das parceiras ou parceiros. • Riyan Ong/Unsplash
-
- 4 de 6
O jantar romântico é um presente escolhido por 18% dos consumidores na ocasião. • difotolife/Pixabay
- 5 de 6
Os clássicos chocolates e bombons não poderiam estar de fora da lista, sendo lembrancinhas escolhidas por 16% dos apaixonados. • Freepik
- 6 de 6
Muitas pessoas aproveitam o Dia dos Namorados para dar outros tipos de presentes, quando suas parceiras ou parceiros precisam de algo novo. Os celulares aparecem na lista dos mais consumidos no comércio eletrônico, pois muitos ainda não têm os aparelhos padronizados ao 5G. • Koby Kelsey/Unsplash
-
Os presenteadores
Os maiores presenteadores não são aqueles que nomeiam a data comemorativa — os namorados. A pesquisa da CNDL aponta que 66% dos presenteados são a esposa ou marido, e menos da metade (31%) são as namoradas e namorados.
A parceira ou parceiro ainda se prepara — ou se “presenteia” — para o Dia dos Namorados. Sete em cada dez pesquisados, ou 71% dos consumidores, têm essa intenção.
Neste segmento, os gastos são com roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (22%), calçados (17%) e tratamento estético (15%), mostra o levantamento.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa