Donald Trump anuncia acordo comercial entre EUA e Índia
Com o acordo, presidente dos EUA declarou que reduzirá a tarifa recíproca de 25% para 18% contra o país asiático

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na rede social Truth Social que chegou a um acordo comercial com a Índia.
O líder estadunidense escreveu que foi uma honra conversar com o primeiro-ministro Narendra Modi e que os dois abordaram vários assuntos, incluindo comércio e o fim da guerra com a Rússia e a Ucrânia.
Trump afirmou que a autoridade indiana concordou em parar de comprar petróleo russo e em comprar "muito mais" dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela.
Com o acordo, Trump declarou que reduzirá a tarifa recíproca de 25% para 18% contra o país asiático, que avançará, por sua vez, na redução de tarifas e barreiras não tarifárias contra os EUA a zero.
Ainda conforme Donald Trump, o primeiro-ministro também se comprometeu a comprar produtos americanos em um nível muito mais elevado, além de mais de US$ 500 bilhões em energia, tecnologia, agricultura, carvão e diversos outros produtos dos EUA.
"Nossa incrível relação com a Índia se fortalecerá ainda mais", destacou Trump.
Na rede social X, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, agradeceu o presidente dos EUA.
"Meus sinceros agradecimentos ao presidente Trump, em nome dos 1,4 bilhão de habitantes da Índia", disse.
"A liderança de Trump é vital para a paz, a estabilidade e a prosperidade globais. A Índia apoia integralmente os esforços dele pela paz. Espero trabalhar em estreita colaboração com ele para levar nossa parceria a patamares sem precedentes", concluiu.


