CNN Brasil Money

É preciso que o governo repense alta do IOF, diz Pedro Lupion à CNN

Presidente da FPA critica medida do governo e afirma que Congresso está pronto para votar projeto que anula o decreto

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo governo federal enfrenta forte oposição no Congresso Nacional. Frentes parlamentares manifestaram apoio público à derrubada do decreto que altera o tributo, alegando impactos negativos para a economia.

Em entrevista ao jornal CNN 360º, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), criticou a medida e defendeu que o governo repensasse a alta do IOF.

"É realmente um momento de muita tensão, uma discussão constante entre o Parlamento e o Executivo, justamente por mais uma medida feita de maneira saudada no calar da noite, sem a consulta prévia dos órgãos e direitos", afirmou.

Lupion ressaltou que o impacto do aumento do IOF não se restringe apenas ao agronegócio, mas afeta todos os setores produtivos e, consequentemente, os consumidores. "Vai ser repassado para o consumidor e a gente não pode aceitar", disse.

Congresso prepara resposta

O deputado revelou que uma coalizão de mais de 20 frentes parlamentares e 90 entidades está pronta para votar um projeto de decreto legislativo que suspenderia a medida do governo.

"Nós estamos preparados para qualquer momento", declarou Lupion, indicando que a votação pode ocorrer nas próximas semanas, mesmo com a agenda reduzida devido ao encontro dos parlamentos do Brics.

Lupion também criticou o que considera gastos excessivos do governo, citando programas sociais e benefícios. Segundo ele, essas medidas têm motivação eleitoral: "Estão usando a máquina pública quebrando o Brasil para tentar se reeleger e a gente não pode permitir, temos que ter responsabilidade".

O parlamentar rejeitou o argumento de que a manutenção do aumento do IOF poderia resultar em menor contingenciamento das emendas parlamentares. "É um jogo baixo rasteiro, um jogo completamente irresponsável", afirmou, defendendo que o governo assuma o erro e volte atrás na decisão.

A postura das frentes parlamentares indica um possível embate entre Legislativo e Executivo caso o governo não recue na medida. O desfecho dessa disputa pode ter impactos significativos tanto para a arrecadação federal quanto para os diversos setores da economia afetados pelo aumento do imposto.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais