Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Economia americana deve diminuir neste e no próximo tri, diz especialista

    CEO da ActivTrades Europe aponta riscos de recessão nos Estados Unidos devido à guerra comercial e políticas tarifárias de Donald Trump

    Da CNN

    A economia dos Estados Unidos pode enfrentar uma desaceleração nos próximos trimestres, segundo Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe.

    Em entrevista ao CNN money, o especialista comentou sobre os riscos de recessão no país devido ao atual cenário econômico e à guerra comercial desencadeada pelas medidas tarifárias de Donald Trump.

    Evangelista destacou que a administração americana tem adotado um comportamento errático em relação às políticas comerciais, gerando incertezas tanto na economia real quanto nos mercados financeiros.

    “Toda esta incerteza não é positiva e começa a gerar alguma ansiedade e alguma apreensão”, afirmou.

    Sinais de possível recessão

    O analista apontou que já começam a surgir sinais de uma possível recessão no horizonte.

    “Começamos a ver alguns sinais de que poderá estar para vir uma recessão. Nos mercados, nós tendemos a olhar muito para o futuro e costumamos fazer projeções”, explicou Evangelista.

    Segundo ele, algumas projeções importantes indicam uma diminuição na expectativa de crescimento da economia americana para este trimestre e o próximo.

    O possível impacto das tarifas e da política comercial protecionista já estaria sendo precificado nas expectativas dos analistas para o desempenho econômico dos Estados Unidos.

    Impacto global

    Evangelista ressaltou que uma recessão nos Estados Unidos teria impactos globais significativos.

    “Sempre se disse que quando a economia dos Estados Unidos não está bem, o resto do mundo também não vai estar bem“, observou.

    No entanto, o analista mencionou que o panorama na Europa mudou nas últimas semanas, em parte como reação à política econômica e gestão geopolítica da administração Trump.

    Há perspectivas de um crescimento no investimento na indústria de defesa e um possível relaxamento das regras fiscais da zona euro.

    O CEO da ActivTrades Europe apresentou dois cenários possíveis: um positivo, no qual Europa e China compensariam o abrandamento dos Estados Unidos através de políticas de estímulo; e um negativo, em que o abrandamento americano afetaria a economia global.

    Evangelista concluiu ressaltando a incerteza do momento atual: “Estamos todos um bocado limitados por esta incerteza, até porque não sabemos o que Trump vai dizer hoje ou amanhã, e isso pode mais uma vez dar a volta às coisas”.

    China importará mais alimentos da América Latina e Europa

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos