Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleição nos EUA: mercado se anima com divisão equilibrada no senado e na câmara

    Apesar da incerteza, bolsas fecharam em alta

     

    No lugar da onda azul democrata apontada por todas as pesquisas, uma das disputas presidenciais mais acirradas da história americana. Apesar do aumento da incerteza, que poderia ter afetado negativamente o mercado, os números ficaram positivos.

    Nesta quarta-feira (4) o Ibovespa fechou em alta 1.97%. O mesmo aconteceu nas principais bolsas do mundo S&P 500 teve alta de 2.2% , Nasdaq registrou alta 3.85%.

    Além da disputa presidencial os investidores estão de olho no Congresso americano. Diferente do que era apontado pelas pesquisas, os números miram para uma divisão equilibrada entre democratas e republicanos, na Câmara e no Senado. O que segundo os especialistas, agrada o mercado.

    Leia também:

    Como funciona a apuração dos votos na eleição presidencial dos Estados Unidos

    O que são os delegados e como funciona o voto indireto nas eleições dos EUA 

    Como é composto o Congresso dos EUA e como as eleições podem mudar as forças

    O democrata Joe Biden discursa durante apuração de votos
    O democrata Joe Biden discursa durante apuração de votos
    Foto: Reprodução/CNN (04.nov.2020)

    “Principalmente algumas questões importantes que dependem da aprovação da Câmara e do Senado. Uma delas é a possível volta de aumento de impostos para as empresas. Isso depende da aprovação no Congresso”, avalia Luis Sales, estrategista-chefe da Guide Corretora

    Joe Biden é visto como um candidato que pode gastar mais dinheiro do estado para custear serviços essenciais como saúde e educação,  mas para isso uma das propostas dele seria aumentar impostos para as empresas, algo que Donald Trump já declarou contra.

    Hoje, porém, o que mais preocupa os investidores é a possível judicialização das eleições. “Vai depender de quanto tempo ela vai durar, mas deve limitar o ganho das bolsas enquanto isto permanecer. Este é o cenário base no caso de judicialização”, completou Sales.