CNN Brasil Money

Foco é equalizar importação automotiva, diz novo presidente da Anfavea

Igor Calvet assume liderança da associação e destaca prioridades para o setor, incluindo recomposição de alíquotas e fortalecimento da indústria nacional

Da CNN
Compartilhar matéria

Igor Calvet, novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), assumirá o cargo com uma agenda focada em equalizar as condições de importação no setor automotivo brasileiro.

Em entrevista ao CNN Money, Calvet destacou que a prioridade é tornar igualitária a entrada e comercialização de automóveis no país, independentemente de sua origem.

"Não há qualquer tipo de discriminação do ponto de vista da Anfavea por qualquer empresa, independente do capital dela, mas há a necessidade e o desejo de que as empresas que venham ao Brasil não só anunciem investimentos, como também estejam produzindo no país, fortalecendo toda a indústria nacional e gerando empregos aqui", afirmou.

Recomposição de alíquotas e desafios

Um dos principais pleitos da Anfavea é a recomposição da alíquota do imposto de importação, que atualmente está zerada há cerca de 10 anos, mas historicamente era de 35%.

Calvet argumenta que essa medida é necessária diante do cenário global atual, onde vários países estão aumentando suas barreiras tarifárias.

"O mundo de hoje é diferente. Os Estados Unidos erigindo barreiras de mais de 100%, o Canadá 106%, a Índia 75%, países da Europa, a União Europeia como um todo, chegando a tarifas de até 48%, e o Brasil, um mercado também produtor com uma tarifa muito mais baixa", explicou.

Transição energética

Questionado sobre o futuro da indústria automotiva brasileira em relação à transição energética, Calvet defendeu uma abordagem eclética.

"Não há só um caminho para descarbonizar. Os elétricos são um caminho importante, mas os biocombustíveis, o etanol, o veículo híbrido também são", afirmou.

O executivo ressaltou a vantagem competitiva do Brasil na produção de biocombustíveis e a necessidade de aproveitar essa expertise para posicionar o país como um exportador de tecnologia descarbonizante, especialmente considerando a proximidade da COP30.

Calvet concluiu enfatizando a importância de fortalecer a indústria automotiva local, promovendo investimentos e geração de empregos, enquanto se adapta às mudanças globais do setor e às demandas por sustentabilidade.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais