CNN Brasil Money

Governo espera concluir acordo com Emirados Árabes em 2025

Em entrevista ao CNN Money, Tatiana Prazeres comentou “pipeline” de acordos de livre comércio negociados pelo governo brasileiro

Danilo Moliterno, da CNN
Compartilhar matéria

A secretária de Comércio Exterior do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Tatiana Prazeres, disse em entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira (17) que o governo espera concluir um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos ainda neste ano.

As negociações com o país árabe começaram em 2024 e avançaram rapidamente entre os dois lados. Como mostrou a CNN, as divergências entre as partes afunilaram em poucas questões nos últimos meses. Um exemplo seria o tratamento a uma lista de produtos petroquímicos.

Ao CNN Money, Prazeres comentou a assinatura do Mercosul-Efta e celebrou a aceleração nas conclusões de acordos comerciais: “É um momento muito importante para a agenda de negociações externas. O cenário é muito desafiador e portanto diversificar mercados é uma prioridade para o governo brasileiro”, disse.

Desde 2023, o Mercosul assinou acordos de livre comércio com Singapura e Efta — de Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein — e concluiu negociações com a União Europeia. Em conjunto, os três tratos representam aumento em 152% na corrente de comércio brasileira sob regimes preferenciais.

Além de esperar a conclusão ainda neste ano do acordo com os árabes, o governo brasileiro também retomou negociações para o livre comércio com o Canadá. Segundo Prazeres, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, em viagens, também tenta impulsionar parcerias com México e Índia.

“O vice-presidente acabou de retornar do México, onde acordou um compromisso para expansão do acordo comercial. Alckmin também vai à Índia: nosso objetivo é também ampliar o acordo, que é hoje muito limitado”, concluiu.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais