IGP-10 tem queda de 1,13% em julho com recuo do petróleo, diz FGV

Preços do petróleo recuaram diante ⁠de um frágil cessar-fogo entre os EUA e o Irã no mês passado, mas essa trégua ruiu na semana passada depois que navios comerciais foram ‌alvo ⁠de ataques em Ormuz

Camila Moreira, da Reuters, em São Paulo
Compartilhar matéria

O IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) intensificou a queda a 1,13% em ​julho depois de ter recuado 0,30% ​no mês anterior diante da queda dos preços do petróleo, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (17) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com isso, o IGP-10 passa a acumular em 12 meses alta de 2,68%. O recuo em julho foi mais forte do que a expectativa em pesquisa da ⁠Reuters, de deflação de ​0,99%.

"Esse resultado foi consequência direta da redução das tensões entre ​os Estados Unidos e o Irã no Estreito de Ormuz, o ⁠que contribuiu para a queda dos ⁠preços do petróleo e de seus derivados, sobretudo dos ​combustíveis", ‌explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Os preços do petróleo recuaram diante ⁠de um frágil cessar-fogo entre os EUA e o Irã no mês passado, mas essa trégua ruiu na semana passada depois que navios-tanque comerciais foram ‌alvo ⁠de ataques no ‌Estreito de Ormuz, desencadeando ataques militares entre os Estados Unidos e o Irã.

"Diante da recente escalada das tensões entre os países e da persistência ⁠de seus impactos sobre os preços ⁠do petróleo, a expectativa é de manutenção da pressão sobre os óleos derivados ao ‌longo do mês, com consequente repasse de custos em diferentes etapas da cadeia produtiva", completou Dias.

O IPA-10 (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% ‌do índice geral, teve queda de 1,76% em julho, depois de recuar 0,71% no mês anterior.

O IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor), que responde ⁠por 30% do índice geral, registrou a alta de 0,23% no mês, depois de avançar 0,56% em junho.

O INCC-10 (Índice Nacional de Custo da Construção), ​por sua vez, subiu 0,65% em julho, depois de uma alta de ​0,92% em junho.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais