Indicado por Trump sugere suspender divulgação mensal de dados de emprego
E.J. Antoni disse em entrevista que relatórios não eram confiáveis e que divulgação mensal deveria ser interrompida

Indicado para comandar o BLS (Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados UnidosA), o economista E.J. Antoni criticou a publicação mensal dos dados de emprego dos EUA.
Em entrevista à Fox Business no dia 4 de agosto, Antoni sugeriu que a divulgação mensal do payroll deveria ser pausada.
"Até que seja corrigida, o BLS deveria suspender a emissão dos relatórios mensais de emprego, mas manter a publicação dos dados trimestrais mais precisos, apesar de menos pontuais", disse o economista.
A justificativa de Antoni é que a divulgação dos números imprecisos atrapalham grandes tomadas de decisão da economia norte-americana, que vão desde os planos de negócio até a condução da política monetária pelo Federal Reserve.
Ele ainda argumenta que o mercado depende destes dados e que a falta de confiança nas publicações "pode trazer grandes consequências".
O presidente Donald Trump demitiu a ex-líder do Departamento de Estatísticas do Trabalho, a doutora Erika McEntarfer, acusada de manipular os relatórios mensais de emprego para "fins políticos".
Ainda à Fox Business, Antoni disse não acreditar que os dados foram manipulados de forma intencional, mas que a metodologia utilizada pelo Departamento de Estatísticas apresentava falhas consistentes.
O relatório mensal de emprego do Departamento, divulgado no último dia 1º de agosto, mostrou que a economia dos EUA criou 73 mil empregos em julho, número abaixo das expectativas.
Após as revisões, o relatório de emprego mostrou o ritmo de contratações mais fraco em qualquer período de três meses desde a recessão causada pela pandemia em 2020.
Na segunda-feira (11), o republicano anunciou a contratação de E.J. Antoni para assumir o cargo. Em publicação na rede social Truth Social, Trump ressaltou que a economia do país está crescendo e que o novo líder do BLS vai "garantir que os números divulgados serão honestos e precisos".


