Itaú informa que saldos foram recompostos, mas canais serão liberados aos poucos

Nesta quinta-feira (3), clientes do banco foram surpreendidos por incoerências de movimentações em suas contas

Pedro Zanatta, Em São Paulo
Agência Itaú
Clientes do Itaú relataram problemas ao acessar contas pelo app ou site do banco  • Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
Compartilhar matéria

O Itaú informou, na tarde desta quinta-feira (3), que os sistemas de seu aplicativo e site retornaram à normalidade. Durante o dia, os usuários relataram instabilidade em suas contas, com saídas ou entradas de dinheiro. No entanto, ainda podem ocorrer instabilidades.

Em uma publicação nas redes sociais, o banco informou que os "sistemas foram reestabelecidos para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia". A publicação ainda informa que "TEDs poderão ser feitas até as 18h15 e Pix até a meia noite".

O Itaú Unibanco informou informou que a origem do problema estava relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento. “Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos”, disse a nota.

Na manhã desta quinta (3), o site de monitoramento Downdetector registrou um pico de reclamações envolvendo o Itaú. A maioria delas (55%) foi registrada como sendo de operações no internet banking, e 32%, login no aplicativo.

Os problemas de instabilidade chegaram a ocupar os “trend topics” do Twitter. Nas reclamações, usuários relatam valores a mais em suas contas ou valores a menos: “Itaú, cadê meu dinheiro?”, reclamou um usuário pelo Twitter nesta manhã. “Itaú, nunca te pedi nada, não pega de volta (o dinheiro), não”, escreve outro.

Com o retorno do funcionamento do sistema, o cliente recebe o aviso ao iniciar o aplicativo do banco.

/ /Reprodução
/ /Reprodução

Contudo, na noite desta quinta-feira, o banco enviou comunicado afirmando que "lamenta o transtorno" e que os extratos bancários foram recompostos. No entanto, ressalva que "o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente".

Confira a íntegra da nota do Itaú:

"O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno."

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos