Litoral de SP: Entenda como será o trajeto do túnel Santos-Guarujá

Nova obra de infraestrutura terá 870 metros do trajeto submersos a 21 metros de profundidade, substituíndo a travessia por balsa ou os 40 km por rodovia

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O projeto do túnel que conectará Santos e Guarujá promete revolucionar a mobilidade no litoral paulista. A estrutura subaquática, que terá 870 metros de extensão e será construída a 21 metros de profundidade, permitirá que motoristas realizem a travessia entre as duas cidades em apenas quatro minutos.

Atualmente, os moradores e turistas que precisam se deslocar entre as duas cidades enfrentam longas esperas. A principal opção é utilizar o serviço de balsas, que transporta cerca de 21 mil veículos diariamente. O tempo de travessia, que normalmente leva 18 minutos, pode se estender por mais de uma hora em períodos de intenso movimento.

A única alternativa à balsa é um trajeto de aproximadamente 40 km por rodovia, o que demanda ainda mais tempo. Esta situação afeta especialmente trabalhadores que residem em uma cidade e trabalham em outra, impactando significativamente sua rotina diária.

Em períodos de maior movimento, como no final do ano, mesmo com o túnel, a estimativa é que o tempo de travessia possa dobrar, chegando a oito minutos. Ainda assim, representa uma redução expressiva em comparação com as atuais opções de deslocamento, que podem consumir até três horas em casos extremos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais