Novo terminal de armazenamento de gás de cozinha no nordeste prevê investimento de R$ 1,2 bilhão

Empresas se unem para desenvolver logística para abastecimento local de GLP

Thiago Félix, da CNN, São Paulo
Início da operação está previsto para meados de 2027
Início da operação está previsto para meados de 2027  • Dilvugação
Compartilhar matéria

Com investimento potencial de R$ 1,2 bilhão, o Grupo Edson Queiroz, Oiltanking e Copa Energia formam nova empresa para construção de um terminal de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo, mais conhecido como GLP, o popular gás de cozinha. A iniciativa será construída no Porto de Suape, em Pernambuco.

A nova companhia se chamará OTGN e a formalização vem após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a criação da sociedade entre as empresas.

A operação do terminal terá capacidade de armazenamento de 120 mil metros cúbicos. O investimento está projetado para o primeiro semestre de 2025 e o início da operação está previsto para meados de 2027.

O projeto visa aumentar a segurança do abastecimento de GLP na região Nordeste ao ampliar a capacidade para oferta local e viabilizar a importação do produto.

De acordo com relatório do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o nordeste representa atualmente 24,76% do percentual de consumo nacional.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais