CNN Brasil Money

Paraná anuncia redução de 45% no IPVA em 2026

Alíquota do imposto passará de 3,5% para 1,9%; governo estadual vai aumentar o pagamento da multa por atraso do pagamento para compensar a arrecadação

Fabrício Julião, da CNN, em São Paulo
Ratinho Júnior anuncia apoio a Bolsonaro no segundo turno
Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná  • Governo do Paraná
Compartilhar matéria

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), pré-candidato à presidência da República em 2026, anunciou nesta quarta-feira (20) a redução de 45% na alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que passará de 3,5% para 1,9%.

A medida será deliberada via projeto de lei, que ainda será encaminhado para a Assembleia Legislativa. Segundo o governo do estado, a redução vai beneficiar 3,4 milhões de proprietários de veículos, o equivalente a 83% dos cerca de 4,1 milhões de veículos da frota tributada.

"É mais uma medida dentro do nosso compromisso com redução de impostos e da máquina pública. Cortamos mordomias, incrementamos os investimentos públicos e agora chegamos no momento desse grande anúncio que vai beneficiar todos os paranaenses. É uma redução de 45%, deixando a alíquota do Paraná como a menor o Brasil", afirmou o governador.

Em contrapartida, o governo do Paraná vai aumentar o pagamento da multa por atraso do pagamento do imposto, que passará de 10% para 20%, como forma de preservar a política fiscal.

A regra de cobrança de juros de mora e multa diária (0,33% ao dia, acrescida de juros da taxa Selic) será mantida, com a multa fixa de 20% sendo aplicada após 30 dias de atraso.

O governo estadual também ressaltou que espera aumentar a repatriação de veículos que hoje são emplacados em outras localidades, como Santa Catarina, em que a alíquota é de 2%. A expectativa é que a medida leve ao aumento da frota tributada no Paraná, o que também servirá para compensar a arrecadação.

Ratinho Junior é pré-candidato à presidência da República em 2026 e um dos nomes cotados para representar a direita na disputa ao Planalto no próximo ano.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais