Política pública se faz com orçamento, não com dinheiro dos acionistas da Petrobras, diz presidente do TCU
Caso contrário, Bruno Dantas afirmou que seria preferível fechar o capital da estatal
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, afirmou nesta segunda-feira (15) que políticas públicas, como medidas da Petrobras para baixar o preço dos combustíveis, devem ser feitas com dinheiro do orçamento, e não com recursos da estatal.
Ao contrário, seria preferível fechar o capital da empesa na bolsa de valores.
“Precisa colocar as coisas nos seus devidos lugares. Pode-se fazer o que quiser, desde que dentro das categorias corretas. O que não dá é fazer política pública com dinheiro dos acionistas”, afirmou durante evento com a participação de empresários e outros membros do poder público.
A mudança na política Preço de Paridade de Importação (PPI), medida adotada pela Petrobras que acompanha a flutuação do petróleo no mercado internacional, voltou ao radar do mercado após o presidente da estatal, Jean Paul Prates, afirmar, na sexta-feira (12), que mudanças devem ser anunciadas nesta semana.
Neste domingo (14), a Petrobras reafirmou que estuda internamente mudanças na política de preço para diesel e gasolina.
Segundo a companhia, as alterações serão analisadas pela diretoria executiva no início desta semana e podem “resultar em uma nova estratégia comercial para definição de preços” dos combustíveis.
“Nesse sentido, a companhia esclarece que eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, informou a empresa.
*Publicado por Gabriel Bosa