Queda nas vendas do varejo de SP foi superior a 67% em maio, diz ACSP

Apesar o recuo expressivo na relação anual, houve alta sazonal de 5%, puxada pelo Dia das Mães, na comparação com abril

Loja da C&A no shopping Villa-Lobos, em São Paulo
Loja da C&A no shopping Villa-Lobos, em São Paulo  • Foto: Divulgação - 11.mai.2017/C&A
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De acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as medidas restritivas de isolamento social derrubaram fortemente as vendas do varejo não-essencial na capital paulista. Em maio, a média no movimento do comércio paulistano caiu mais de 67% na comparação com o mesmo mês de 2019.

Pelo levantamento, o sistema de vendas a prazo teve queda de 57,5% no período. Já às vendas à vista registraram recuo ainda mais expressivo, de 76,4%. Na comparação com abril, o resultado foi positivo, com alta média de 5%, sendo 7,6% no movimento de vendas a prazo, e 2,4% no de vendas à vista. A alta sazonal mostra que o desempenho do Dia das Mães foi um pouco melhor que o da Páscoa.

Mas na comparação com maio de 2019, a queda foi brutal. Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, o resultados se deve ao fechamento das lojas, que atrapalhou as vendas em datas promocionais. 

“Agora, com o início da flexibilização, as lojas estão tentando pôr a cabeça para fora para faturar um pouco no Dia dos Namorados", afirma. "Mas, no ritmo que está, com o aumento do desemprego e a queda na renda, talvez nem isso." 

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 

(Com Agência Estado)

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