Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queremos explorar Margem Equatorial e Petrobras é empresa com mais competência para isso, diz Lula

    Presidente ressalta que antes é preciso fazer medição da área para confirmar se há riqueza a ser explorada

    Região da Margem Equatorial
    Região da Margem Equatorial Djalma Sena

    Da CNN*

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou disposição de explorar petróleo na chamada Margem Equatorial, mas ressalvou que num primeiro momento o que se deseja é fazer a medição da área, para confirmar se há riqueza a ser explorada.

    Em entrevista nesta sexta-feira (21) à rádio Mirante News, em São Luís, Lula destacou que a Petrobras é quem tem maior competência para explorar o petróleo profundo.

    “Vamos explorar a margem. Por enquanto não é explorar, queremos fazer uma medição para saber se tem e qual a quantidade de riqueza que tem lá embaixo. E, se tiver, temos a Petrobras, a empresa de maior competência tecnológica para explorar petróleo em águas profundas”, disse o presidente.

    Na quarta-feira (19), durante a cerimônia de posse como nova presidente da companhia, Magda Chambriard destacou a importância da exploração da Margem Equatorial, área a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas e que atualmente enfrenta resistência do Ibama.

    “É fundamental desenvolver as margens exploratórias”, disse na ocasião.

    Quem também defendeu a exploração da região foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele voltou a pedir celeridade no processo de licenciamento do Ibama à exploração de petróleo em águas profundas na Margem Equatorial, durante participação em audiência na Comissão de Minas e Energia.

    *Com informações de Reuters e Agência Estado