Reforma tributária vai colocar "carne no prato do povo brasileiro", afirma relator à CNN

Deputado Reginaldo Lopes destaca que a reforma deve gerar 12 milhões de empregos em 10 anos

Da CNN
Compartilhar matéria

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), relator do texto que regulamenta a reforma tributária na Câmara dos Deputados, defendeu os benefícios econômicos da proposta em entrevista ao CNN 360°. Segundo ele, a reforma será responsável por colocar "carne no prato do povo brasileiro".

Lopes argumentou que a reforma tributária proporcionará um ganho de produtividade sem precedentes para o país. "O Brasil nunca teve ganho de produtividade. O Brasil aumenta a produção porque teve o bônus demográfico, coloca mais gente no mercado de trabalho ou aumenta o capital", explicou.

Impactos econômicos

O relator projetou que a reforma colocará R$ 6 mil a mais no bolso dos brasileiros, além de criar 12 milhões de empregos e fazer a economia crescer 20% em 10 anos. "O Brasil vai ficar rico em R$ 2 trilhões e aí sim o povo brasileiro vai ter dinheiro para colocar picanha no seu prato", afirmou.

Lopes também destacou o caráter histórico da reforma, ressaltando que é a primeira realizada em um sistema democrático em 60 anos. "A penúltima é na ditadura civil de Vargas, a última é na ditadura militar de Castelo Branco. Então não é pouca coisa o que nós fizemos", pontuou.

Esforço coletivo e suprapartidário

O deputado enfatizou que a reforma é resultado de um esforço coletivo e suprapartidário. "Essa reforma foi coordenada pelo ministro Fernando Haddad e Bernardo Appy, a mando do presidente Lula, mas essa reforma eu diria que ela é suprapartidária. Ela é ecumênica", declarou.

Lopes comparou a importância da reforma tributária ao combate à inflação, afirmando que ambas as medidas visam proteger o poder de compra da população mais pobre. "Nessa perspectiva, nós estamos no mesmo patamar de comparação", concluiu o relator.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos