Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sem aumentar imposto, Alagoas tem maior capacidade de investimento do Brasil, diz governador

    Parte do discurso de Paulo Dantas no Invest Alagoas esteve voltado a detalhar processo em que sua gestão incentivou investimentos e obteve maior arrecadação

    Paulo Dantas, governador de Alagoas, durante o Invest Alagoas
    Paulo Dantas, governador de Alagoas, durante o Invest Alagoas Foto: Marcos Oliveira / DGPR

    Da CNN

    O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou em evento na noite desta quinta-feira (13) que o estado nordestino tem hoje a maior capacidade de investimento entre todos do país. Segundo o emedebista, este patamar foi alcançado sem a elevação de impostos às pessoas e empresas.

    Paulo Dantas participava do Invest Alagoas, evento realizado em São Paulo que reúne autoridades, empresários e especialistas a fim de explorar os potenciais de crescimento do estado. Com a iniciativa, o governo estadual espera atrair investimentos que impulsionem seu desenvolvimento.

    A fala de Dantas faz menção a levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), que coloca Alagoas na liderança em capacidade de investimento, com 18,50%. O indicador aponta quais estados têm uma gestão fiscal saudável – o que abriria espaço para aportes em áreas estratégicas para aumentar a produtividade e promover o crescimento econômico.

    Parte do discurso do governador esteve voltado a detalhar o processo em que sua gestão buscou incentivar investimentos nacionais e estrangeiros, gerar empregos, movimentar a economia, e assim elevar sua própria arrecadação e fôlego para gastar.

    Segundo Dantas, a arrecadação do estado com ICMS aumentou em torno de 30% entre janeiro e maio deste ano. O emedebista classificou o resultado como “histórico” e relembrou que, em 2023, Alagoas registrou o maior avanço de receitas com o imposto entre todos os outros (16,5%).

    “Como o estado consegue arrecadar mais sem elevar imposto? Com a confiança dos investidores nacionais e internacionais”, disse.

    Dantas destacou uma série de empreendimentos que avançam no estado, como o Aeroporto de Maragogi, voltado ao pólo turístico do Norte do estado. A previsão do governo estadual é de que a obra seja entregue em 2025.

    Dividiu a abertura do evento com Dantas, Renan Filho, que é ministro dos Transportes e foi governador de Alagoas de 2015 a 2022. O também emedebista defendeu o corte de despesas pelo governo federal, em meio à intensificação dos debates sobre o ajuste fiscal da gestão federal.

    “Despesas do governo é como uma unha: ou você corta toda semana ou ela imobiliza sua mão”, disse.

    Publicado por Danilo Moliterno.