Sindicalistas se encontram com Pacheco e abrem tratativas sobre contribuição sindical

Encontro foi combinado em Nova York, onde Pacheco e os sindicalistas estavam para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU

Pedro Venceslau, da CNN, ical
Compartilhar matéria

Pouco mais de duas semanas depois do Supremo Tribunal Federal (STF) validar o retorno da contribuição assistencial a sindicatos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai receber nesta segunda-feira (2) os presidentes das centrais sindicais para iniciar as tratativas do Congresso Nacional com o setor.

“Vamos abrir canais de negociação com o Senado e a Câmara para debater o papel e a estrutura do movimento sindical brasileiro”, disse à CNN o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto.

O encontro foi combinado em Nova York, onde Pacheco e os sindicalistas estavam para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU.

Os sindicalistas temem que a decisão do STF entre na agenda de conflitos do Congresso com a Corte, que é acusada de invadir as prerrogativas do parlamento.

Um dos maiores adversários das centrais, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que foi relator da reforma trabalhista na Câmara durante o governo Michel Temer (MDB), prometeu reagir à decisão do Supremo que deu autonomia para as assembleias dos trabalhadores decidirem sobre a contribuição sindical de empregados sindicalizados ou não.

As centrais defendem que as assembleias sejam soberanas, como são, por exemplo, as reuniões de condomínio.

Veja também: Sindicatos e trabalhadores disputam espaço em regulamentação de apps

Acompanhe Economia nas Redes Sociais