Starbucks está lançando uma bebida energética
Para a empresa, a bebida oferece uma maneira de entrar em um mercado novo e atraente
A Starbucks está oferecendo aos clientes novas maneiras de se animar: uma linha de bebidas energéticas chamada Starbucks Baya Energy com vários sabores frescos no corredor do supermercado.
Baya estará disponível para compra nas lojas e online a partir desta semana, e estará à venda nas lojas dos Estados Unidos em 1º de março. A bebida vem em três sabores: goiaba e manga; limão e framboesa; e maracujá e abacaxi.
Cada lata de 350 ml, 90 calorias e 160 mg de cafeína. O preço sugerido é de US$ 2,89. Para a Starbucks, a bebida oferece uma maneira de entrar em um mercado novo e atraente.
“Sempre ouvimos os clientes e ficamos de olho nas tendências emergentes para determinar o que criar em seguida”, disse Chanda Beppu, vice-presidente de desenvolvimento de canais das Américas da Starbucks.
“Mais recentemente, vimos um aumento constante no consumo de bebidas energéticas.”
O mercado de varejo de bebidas energéticas dos EUA, em rápido crescimento, atingiu US$ 18 bilhões em 2021, acima dos cerca de US$ 16 bilhões em 2020, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.
Mas pode não ser tão fácil para a Starbucks conseguir um pedaço do bolo.
Um pedido a altura
O mercado de bebidas energéticas é “dominado por um pequeno número de marcas que possuem intensa fidelidade do consumidor e forte valor de marca”, disse David Henkes, diretor sênior da Technomic.
Existem algumas maneiras de entrar no espaço, mas cada uma tem seus próprios desafios. Marcas estabelecidas podem lançar uma versão “energética” de um produto existente.
Mas os clientes podem não estar interessados nesse tipo de bebida, disse Henkes. Ele descreveu a Red Bull como “o grande pai titular”. Monster e RockStar também são líderes no espaço.
A Coca-Cola, por exemplo, tentou conquistar um pedaço do mercado com a Coca-Cola Energy, introduzindo-a na América do Norte no início de 2020. Mas os clientes não morderam, e a empresa retirou o produto da região em 2021, pouco mais de um ano após o seu lançamento.
Outra opção é introduzir um produto completamente novo no mercado.
Mas “criar uma nova marca do zero requer uma quantidade intensiva de investimento e tempo para construí-la”, disse Henkes. Para chamar a atenção dos clientes, qualquer recém-chegado terá que se destacar.
Cafeína do café
A Starbucks espera que os ingredientes do Baya o destaquem da multidão.
Ao contrário de seus principais concorrentes, a Baya usa frutas e grãos de café para obter cafeína. Baya também tem 90 mg de vitamina C, o que pode ajudar a atrair “clientes que procuram um impulso com o qual possam se sentir bem”, disse Beppu.
Além de Baya, a Starbucks está lançando novas versões de antigos favoritos no corredor do supermercado.
Chegando este ano são dois sabores Frappuccino —biscoito waffle caramelo e brownie de chocolate escuro— feitos com leite de aveia. Garrafas de cerveja gelada com chocolate amargo e leite de aveia chegam às lojas este mês.
Os produtos lácteos de aveia prontos para beber seguem o lançamento de bebidas à base de leite de aveia nas lojas Starbucks nacionalmente no ano passado.
O Nitro Cold Brew enlatado com creme doce, Chocolate ao Leite Tripleshot Zero Açúcar e outros produtos também estão chegando às lojas este ano.