CNN Brasil Money

TCU critica "agressão inaceitável" da suíça MSC por leilão em Santos

Executivo reclamou de votos "políticos" pela adoção de restrições em disputa por superterminal de contêineres

Da CNN Brasil
Contêineres no Porto de Santos
Contêineres no Porto de Santos  • 03/04/2025 - REUTERS/Amanda Perobelli
Compartilhar matéria

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, reagiu às declarações da gigante suíça MSC contra a decisão do órgão de controle que pode excluí-la da disputa pelo novo superterminal de contêineres no Porto de Santos (SP).

Em entrevista à CNN, o diretor global de investimentos da TiL (Terminal Investment Limited), Patricio Júnior, disse que a maioria dos ministros do TCU havia dado votos "políticos" pela adoção de restrições e pelo veto a armadores (companhias de navegação) no futuro leilão.

A empresa é o braço da MSC para a administração de terminais de contêineres e tem manifestado forte interesse no Tecon Santos 10.

Em nota divulgada no fim de semana, Vital do Rêgo disse que as declarações do executivo soaram como "agressão incomum e inaceitável" ao tribunal.

Ele afirmou ter comentado com os demais ministros que "raramente viu tamanho desrespeito" a uma decisão colegiada do TCU.

"Todos os votos da Casa são estritamente técnicos — não apenas aqueles que agradam, circunstancialmente, a empresários que imaginam poder pressionar ou influenciar o tribunal pelo seu poder econômico", disse Vital do Rêgo.

O Tecon Santos 10 deve receber investimentos de mais de R$ 6 bilhões e ampliar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres no maior porto da América Latina, que está à beira da saturação.

O governo pretende fazer o leilão na primeira quinzena de março e ainda precisa publicar o edital definitivo do certame.

*Com informações de Daniel Rittner

Acompanhe Economia nas Redes Sociais