CNN Brasil Money

União amplia participação no Banco da Amazônia em mais de 91% do capital

Operação envolveu a cessão de direitos de subscrição de ações escriturais, resultando na transferência de 10.427.301 ações ordinárias, pertencentes ao fundo FI Caixa FGEDUC Multimercado

Amélia Alves, do Estadão Conteúdo
Fachada do Banco da Amazônia S.A (Basa)
Fachada do Banco da Amazônia S.A (Basa)  • Basa/Divulgação
Compartilhar matéria

O Banco da Amazônia informou que a União ampliou significativamente sua participação acionária na instituição, passando a deter 91,9% do capital social. A mudança ocorreu após a transferência de ações ordinárias do Fundo de Investimento FI Caixa FGEDUC Multimercado para o Ministério da Fazenda, concluída nesta sexta-feira (9).

De acordo com o comunicado ao mercado, a operação envolveu a cessão de direitos de subscrição de ações escriturais, resultando na transferência de 10.427.301 ações ordinárias, pertencentes ao fundo FI Caixa FGEDUC Multimercado. Com isso, a União elevou sua posição de 73,3% para 91,9% do total de ações ordinárias do banco.

Antes da operação, o FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo) detinha 18,6% do capital do Banco da Amazônia. Após a transferência, o fundo deixou de figurar na composição acionária da instituição.

Permanecem inalteradas as participações do BB FGO - Fundo de Investimento em Ações, com 5,1%, e dos demais acionistas minoritários, que concentram 3,0% do capital.

O total de ações ordinárias do banco permanece em 56.058.315 papéis, sem alteração no capital social, apenas com redistribuição da titularidade.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais